31 July 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a revitalização de dois trechos de calçadas portuguesas no Hipercentro. As obras foram finalizadas nos entornos do Centro de Referência da Juventude (ruas Guaicurus e Aarão Reis e Avenida dos Andradas) e do CEI Imaculada (Rua dos Aimorés com Rua da Bahia).
Estão em andamento intervenções em outros quatro trechos: canteiro central da Avenida Álvares Cabral; passeio do Parque Municipal (Alameda Ezequiel Dias); Praça José Mendes Júnior, na Savassi; e Avenida Afonso Pena, no entorno da Praça Sete.
As calçadas portuguesas fazem parte do conjunto tombado pelos órgãos de patrimônio e são consideradas elementos de valor histórico e cultural da cidade. Por isso, a engenheira da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Gabrielle Barbosa, destaca que o trabalho de revitalização segue rigorosamente os traçados originais. “As equipes fazem o redesenho fiel dos padrões históricos, mantendo a identidade visual das vias. Todo o processo atende diretrizes técnicas definidas pelos órgãos de proteção ao patrimônio cultural”.
Mão de obra especializada
Gabrielle explica que a execução desse tipo de serviço demanda mão de obra especializada, tanto pela complexidade do assentamento das pedras quanto pela necessidade de preservar os desenhos originais. “O contrato prevê a atuação de profissionais qualificados nesse tipo específico de pavimentação artística. Além disso, equipes técnicas da Prefeitura fazem fiscalização contínua para garantir a qualidade do serviço e a fidelidade aos projetos”.
A realização das obras no Hipercentro também impõe desafios logísticos, como a grande circulação de pedestres e o funcionamento intenso do comércio. Por isso, os serviços são organizados por etapas, garantindo o acesso seguro a calçadas, lojas, travessias e pontos de ônibus. Outros desafios técnicos incluem o tratamento de raízes expostas de árvores, ajustes de drenagem para eliminar empoçamentos e correções de nível, o que exige soluções específicas e planejamento detalhado.