Pular para o conteúdo principal

Mais de 4 mil pessoas com sintomas de dengue receberam cuidados no fim de semana
Rodrigo Clemente/ PBH

Mais de 4 mil pessoas com sintomas de dengue receberam cuidados no fim de semana

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu no último fim semana 23 unidades que juntas garantiram atendimento a 4.058 pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses, como chikungunya ou zika. Somente nos 16 centros de saúde que estiveram em funcionamento foram 2.759 pacientes assistidos. Desses locais, 13 prestaram assistência das 7h às 22h e outros três das 7h às 19h.

No último final de semana também foram iniciados os atendimentos no hospital de campanha, instalado na regional Norte da capital. Até o momento, foram assistidas 387 pessoas e, desse total, 61 pacientes foram internados no local. 29 usuários já receberam alta médica e os demais permanecem recebendo hidratação e assistência contínua.

Os três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), abertos nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Venda Nova garantiram cuidados a 804 pacientes. Cabe destacar que as unidades Barreiro e Venda Nova estão com o horário ampliado e funcionam todos os dias, durante 24 horas. Já na Centro-Sul os atendimentos são diários, das 7h às 19h. Os serviços atendem às demandas espontâneas, sem necessidade de agendamento ou encaminhamento.

As duas Unidades de Reposição Volêmica (URVs), que funcionam todos os dias, 24 horas, receberam 108 pessoas, do total de atendidos nos centros de saúde e CAAs. As URVs são unidades que recebem, exclusivamente, pacientes que precisam de hidratação venosa e assistência contínua.  

O endereço e horário de funcionamento dos locais que atendem pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses podem ser verificados no portal da Prefeitura.