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Mais de 100 aposentados da PBH não se recadastraram e estão com salário suspenso
Arte/PBH

Mais de 100 aposentados da PBH não se recadastraram e estão com salário suspenso

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A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão informa que 109 aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte não fizeram o recadastramento 2023 no mês de aniversário e estão com o salário suspenso. A remuneração só poderá ser retomada após a efetivação do recadastramento, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento. 


Para realizar o procedimento, esses beneficiários nascidos entre janeiro e setembro deverão  apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento. 


O recadastramento é obrigatório e este ano está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros. 

Outros 169 aniversariantes de outubro não realizaram o recadastramento no mês passado e terão o salário bloqueado nos próximos dias, caso não realizem o procedimento. 

Já os aposentados nascidos em novembro têm até o dia 30 deste mês para a atualização.

 

Documentação necessária

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);

III – Certidão de casamento, se houver;

IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal. 

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso. 

Acamados e outros casos excepcionais:

Nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:

1 - Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

Cronograma 

O recadastramento é realizado ao longo do ano, sempre no mês de aniversário do beneficiário. Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário é suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento. 

A Prefeitura possui 20 mil aposentados e pensionistas, que devem fazer o recadastramento todos os anos.