Pular para o conteúdo principal

Quaresmeira frondosa, florida de roxo, em rua de bairro de BH, durante o dia.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Mais de 10 mil quaresmeiras colorem BH de roxo

criado em - atualizado em
Nativa da mata atlântica, a Tibouchina granulosa, mais conhecida como quaresmeira tem sua floração típica no mês de março. No entanto, já é possível ver o roxo de suas flores espalhados por toda cidade. 


Para jornalista Graziela Giannini, a variedade de espécies de árvores da capital faz com que a cada época do ano, as pessoas se encantem com flores diferentes. “Em setembro tivemos os Ipês, agora as quaresmeiras que me lembram minha infância no interior. Irei reparar ainda mais agora que temos mais flores quando estiver passando pelas ruas”, disse. 


De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o inventário das árvores realizados nas regiões Leste, Noroeste, Oeste, Centro-Sul e parte da Pampulha já cadastrou 300 mil árvores em Belo Horizonte. Destas, mais de 10 mil são quaresmeiras. A região Oeste é a mais privilegiada seguida da centro-sul, leste e noroeste. 


“As quaresmeiras florescem entre o mês de dezembro a março, as chuvas das últimas semanas fizeram com que elas florissem mais cedo e de forma mais intensa. Mas até o fim de março a população ainda vai ter as flores roxas espalhadas pela capital”, disse o arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Júlio De Marco. 


Turista de Goiânia, Alice Pavão disse estar encantada. “Não é a primeira vez que venho a Belo Horizonte. Adoro essa cidade e essas flores”, disse a turista. 

 

 

28/02/2018. Quaresmeiras Floridas em BH Foto: Rodrigo Clemente/PBH