Pular para o conteúdo principal

 Mais 10 Centros de Saúde vão ganhar novas sedes na capital.
Foto: Divulgação PBH

Mais 10 Centros de Saúde vão ganhar novas sedes na capital.

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai reconstruir outros 10 centros de saúde no município graças a uma Parceria Público-Privada (PPP). Com isso, até meados de 2023, terão sido entregues as 50 novas sedes de unidades básicas à população. O termo aditivo ao contrato de PPP, incluindo os novos equipamentos, já foi assinado e publicado. Até o momento, 34 centros de saúde já foram reconstruídos e entregues.

 

As 10 unidades escolhidas para a intervenção ficam em seis das nove regionais de Belo Horizonte. São os centros de saúde: São Gabriel e Maria Goretti, na Nordeste; Granja de Freitas e Horto, na Leste; Trevo e Santa Amélia, na Pampulha; Campo Alegre e Primeiro de Maio, na Norte; Padre Eustáquio, na Noroeste; e Conjunto Santa Maria, na Centro-Sul.

 

Para a definição das unidades, foram priorizadas aquelas com necessidade de melhora da estrutura física. Também foi considerada a viabilidade técnica de execução das obras conforme as condições dos terrenos disponíveis. Os novos equipamentos contarão com recepção, áreas administrativas, de zoonose, farmácia, salas de coleta, vacina, observação, higienização e curativos, e consultórios de equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Saúde Mental. Além disso, todas as construções terão áreas 100% acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

 

Essa iniciativa prevê, ainda, a construção da Central de Material Esterilizado e Laboratório, com a prestação de serviços não assistenciais por 20 anos.