Pular para o conteúdo principal

Maio Amarelo: ação alerta motociclistas de entrega sobre segurança no trânsito
Arte/PBH

Maio Amarelo: ação alerta motociclistas de entrega sobre segurança no trânsito

criado em - atualizado em

Os motociclistas que fazem serviço de entrega vão receber orientações sobre os riscos e prevenção a acidentes de trânsito, dentro da Campanha do Maio Amarelo, nesta quinta-feira (18). A categoria aparece como uma das principais vítimas dos acidentes de trânsito e são vulneráveis a lesões graves em caso de colisão com veículos motorizados. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) atendeu, de janeiro a abril deste ano, 3.956 motociclistas vítimas de acidentes. Em 2022 foram registradas 9.229 vítimas de acidentes com motociclistas em Belo Horizonte, com 47 mortes.

 

Serão capacitados 30 entregadores que vão participar da palestra com o médico e professor Marcelo Lopes Ribeiro, que tem mais de 15 anos de experiência no exercício da medicina atendendo motociclistas vítimas de acidentes. A ação faz parte de uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com o aplicativo de entrega Rappi e será realizada no circo montado na sede da BHTrans, no bairro Buritis.

 

“A palestra foi desenvolvida especificamente para o atendimento desse público com o diferencial de acrescentar conteúdos para sua vida e prática nas ruas e avenidas da cidade. Abordamos diversos conhecimentos sobre o trânsito, os fatores às vezes imperceptíveis de risco a acidentes, a importância da incorporação de hábitos diários preventivos, antes mesmo de sair de casa, e durante a sua jornada pelas vias da cidade. É importante que o profissional que atua todos os dias no trânsito, como os entregadores, buscarem novas capacitações e ampliarem seus conhecimentos, sobretudo para garantir a segurança deles e todos”, afirma Maria Augusta Gatti, gerente de Educação para a Mobilidade da BHTrans.

 

O crescimento no número de vítimas e fatalidades reforça a necessidade de ações de conscientização dos motociclistas. A Prefeitura de Belo Horizonte, a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) e a BHTrans enfatizam o lema do Maio Amarelo: No trânsito, escolha a vida.

 

A Ação

 

Quinta-feira (18) - Sede da BHTrans - Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Circo Transitando Legal - no bairro Buritis, a partir das 8h.