Pular para o conteúdo principal

Luneta instalada na Orla da Lagoa da Pampulha
Foto: Comtrading/Divulgação

Lunetas para observação da paisagem urbana são instaladas em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Dez lunetas para observação da paisagem urbana belo-horizontina foram reinstaladas e estão em pleno funcionamento para quem quer observar com detalhes a cidade. O projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, contempla três lunetas no Mirante do Mangabeiras, duas no Mirante de Arte Urbana da rua Sapucaí e cinco na orla da Lagoa da Pampulha (sendo três delas com acessibilidade para cadeirantes). A localização exata das lunetas pode ser conferida neste mapa

 

“Esse é mais um projeto de reestruturação da infraestrutura turística de Belo Horizonte. Um convite a olhar para a cidade, perceber seus detalhes urbanos e quão surpreendente é nosso horizonte. É muito importante que belo-horizontinos e turistas usem as lunetas com cuidado, preservando esse bem público disponível para a contemplação de todos”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

As lunetas vêm adesivadas com conteúdos informativos sobre os atrativos turísticos que ali podem ser observados. Importante lembrar das dicas de como melhor utilizá-las, considerando a segurança sanitária, tais como manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas, limpar as partes da luneta que possam encostar no corpo com álcool 70% gel ou líquido, higienizar as mãos com álcool em gel antes e após o uso, evitar contato físico e usar, sempre, a máscara. 

 

As lunetas escolhidas são resistentes à água, vento, sol e adversidades causadas pelo clima. Com um sistema de observação terrestre com capacidade ótica de aproximação (zoom), o aparelho é composto por lentes antirreflexivas de qualidade superior, montado em um corpo blindado de alumínio fundido. As lentes possuem foco pré-ajustado conforme o local de instalação. Dessa forma, os usuários não precisarão fazer nenhum tipo de regulagem, o que facilita a observação por pessoas de todas as idades, mesmo aquelas que não tenham muita habilidade no manuseio do equipamento. Todas as lunetas giram no sentido vertical e horizontal. 

 

A instalação foi conduzida com apoio da Sudecap e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. O material necessário para a intervenção foi fornecido pela Belotur juntamente com os equipamentos.