Pular para o conteúdo principal

“Livros para brincar” é tema da 5ª edição da Coluninha Literária
Arte/PBH

“Livros para brincar” é tema da 5ª edição da Coluninha Literária

criado em - atualizado em

Brincadeira é coisa séria. Afinal, o lúdico é uma ferramenta poderosa para estimular os desenvolvimentos cognitivo, físico, emocional e social de crianças e adolescentes. E quando a diversão e a literatura se encontram? A 5ª Coluninha Literária está propondo essa discussão a partir do tema “Livros para Brincar”. O conteúdo está disponível desde o dia 5 de junho e pode ser acessado no  Blog do Portal Belo Horizonte.

A 5ª Coluninha Literária vai apresentar aos pequenos leitores os livros “E você?” (ed. Jujuba), da escritora e ilustradora pernambucana Rosinha, e “Sem título” (ed. Cia das Letrinhas), do artista francês Hervé Tullet. Essas obras são elaboradas para envolver as crianças de maneira interativa, estimulando sua imaginação e diversas habilidades. No livro “E você?”, a autora faz um convite para o pequeno leitor se aproximar da janela para encontrar e contar bichinhos. Uma forma divertida para as crianças conhecerem os números entre 1 e 10.

Outra forma de interação com os livros é fazer com que o leitor se torne personagem da história por meio de metalinguagem e outros recursos narrativos. “Sem título”, por exemplo, é um metalivro em que os personagens “quebram a quarta parede” quando ficam ansiosos em criar uma história para a criança que está folheando as páginas. Além da leitura e brincadeira, os livros interativos também podem ajudar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, oferecendo oportunidades de aprendizado por meio  da experiência sensorial e da narrativa envolvente. São igualmente um convite à criatividade, por meio da fruição estética.

Referência em livros imersivos

A 5ª Coluninha Literária também vai dar destaque à autora e ilustradora Renata Bueno, uma referência na produção de livros imersivos e interativos para crianças. Ela escreveu vários livros infantojuvenis, entre eles os da coleção “Desmontando” - série  que explora a musicalidade e a versatilidade das palavras de forma a fazer um jogo poético, despertando a percepção das crianças para a sonoridade das palavras. Em 2013, ela venceu o Prêmio Jabuti com o livro “Poemas Problemas”.

Sobre a Coluninha Literária

A Coluninha Literária é uma atividade do projeto Promoção da Leitura, da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, coordenada pela Gerência de Bibliotecas Promoção da Leitura e Escrita, que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa tem o objetivo de aproximar leitores e leitoras da ação de promoção e incentivo à leitura e à escrita e de valorização da literatura, realizada pela Rede de Bibliotecas Públicas Municipais da Fundação Municipal de Cultura.

Rede de Bibliotecas

A Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura é composta por 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. São 17 bibliotecas instaladas nos Centros Culturais, além das unidades do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, do Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO), do Cine Santa Tereza, da Escola Livre de Artes Arena da Cultura e a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH). Juntas, elas garantem o acesso gratuito da população a cerca de 137 mil títulos e mais de 162 mil exemplares, entre livros, gibis, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens.

Serviço

Coluninha Literária – 5ª edição | Especial “Crianças e Política”

Data: a partir desde de 29 de maio

Acesso: Blog do Portal Belo Horizonte – https://portalbelohorizonte.com.br/blog