Pular para o conteúdo principal

Arraial de Belo Horizonte
Divulgação: Bruno Figueiredo

Lauana Prado é a atração do primeiro fim de semana do Arraial de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A 43ª edição do Arraial de Belo Horizonte ocupa a Praça da Estação neste fim de semana já com uma atração nacional no palco oficial: a cantora sertaneja Lauana Prado se apresenta na noite do próximo domingo (31), com entrada gratuita. O evento conta ainda com o tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, shows regionais e a criatividade da culinária mineira na Vila Gastronômica. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e Instituto Periférico, o festejo neste ano recebe também o Concurso Nacional de Quadrilhas, tornando-se o centro das atenções da cultura junina nacional. Serão três finais de semana seguidos na Praça da Estação, que vai preencher a capital mineira com muita cultura, folclore, diversão e alegria.

 

“Belo Horizonte volta a ser a capital nacional da cultura junina, com a 43° edição do Arraial. É uma alegria poder ver novamente a Praça da Estação feliz, cheia de cor e de muita tradição cultural. Temos certeza de um espetáculo ainda mais intenso e cheio de surpresas, uma vez que as quadrilhas estão sem disputar os concursos por dois anos, devido à pandemia. Certamente, milhares de belo-horizontinos e turistas irão se encantar com um dos melhores festejos juninos de rua do Brasil”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. A previsão de público para todos os dias de evento na Praça da Estação é de 140 mil pessoas.

 

Na sexta-feira (29), a partir das 19h, teremos a apresentação do sanfoneiro Sérgio Saraiva, diretamente dos tablados onde ocorrem as danças das quadrilhas. Em seguida, cinco quadrilhas entram em cena disputando o Concurso Municipal pelo Grupo de Acesso. Ao final da competição, a cantora sertaneja Raquel Lídia sobe ao palco principal.

 

No sábado (30), a festa começa mais cedo, a partir das 14h, com dez quadrilhas do Grupo de Acesso que se apresentarão nos tablados. No palco, a partir das 23h30, o show será com a dupla sertaneja Leandro e Romário.

 

A programação do primeiro fim de semana do 43° Arraial de Belo Horizonte se encerra no domingo (31). Nove quadrilhas disputam o Concurso Municipal pelo Grupo de Acesso e a cantora Lauana Prado promete fechar o evento com chave de ouro, com sucessos como ‘Cobaia’ e ‘Primeiro Eu’.

 

Concurso de Quadrilhas

 

As 24 quadrilhas do Grupo de Acesso do Concurso Municipal serão avaliadas por uma comissão junina que julgará os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos. Assim como nas outras edições do concurso, os quatro primeiros classificados do Grupo de Acesso do ano anterior passam a compor o Grupo Especial e os quatro últimos colocados neste último passam a compor o Grupo de Acesso. A apuração do Grupo de Acesso será realizada no dia 2 de agosto, e a do Grupo Especial no dia 9 de agosto. Ambas irão ocorrer no Coreto do Parque Municipal, às 14h.

 

Vale ressaltar que as quadrilhas mobilizam diretamente mais de 3,2 mil pessoas em suas apresentações na Praça da Estação, fora as torcidas e familiares, que vêm de oito regionais da cidade para o evento, o que demonstra o caráter democrático e descentralizado da festa. Os interessados podem conferir o regulamento na íntegra acessando o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Gastronomia

 

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, o Arraial de Belo Horizonte 2022 terá apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas. Consolidando esse conceito, uma Vila Gastronômica será montada nas estruturas do evento, com mesas e cadeiras de madeira, pufs, iluminação e decoração especial para o maior conforto do público. No espaço, alunos de cinco universidades comercializarão suas receitas vencedoras do 3º Concurso Prato Junino.

 

Em parceria com a Abrasel, foi lançado também o Circuito Gastronômico do Arraial de Belo Horizonte, com a participação bares e restaurantes que estão vendendo pratos com receitas tipicamente juninas até o dia 14 de agosto. Acesse o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte para conhecer as ações da Belotur de valorização da gastronomia mineira no período junino.

 

43ª edição do Arraial

 

Festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela sua valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período, o Arraial de Belo Horizonte chega à sua 43ª edição e retorna à Praça da Estação nos dias 29, 30 e 31 de julho e 6, 7, 13 e 14 de agosto. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e Instituto Periférico, cerveja oficial Itaipava 100% Malte, parceria cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc-MG), apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), Rádio Oficial Liberdade FM, colaboração do Shopping Oiapoque e colaboração técnica da Comissão Junina Mineira.

 

Programação

 

29 de julho (sexta-feira): 

20h Concurso
Municipal de Quadrilhas - Grupo de Acesso

23h20 Show com
Raquel Lídia

 

30 de julho (sábado): 

17h30 Concurso
Municipal de Quadrilhas - Grupo de Acesso

23h30 Show com
Leandro e Romário

 

31 de julho (domingo): 

16h30 Concurso
Municipal de Quadrilhas - Grupo de Acesso

22h Show com
Lauana Prado

 

O metrô funcionará com horário especial em razão do Arraial de Belo Horizonte. A Estação Central ficará aberta para embarque até 1h30 no sábado e domingo e até 00h30 na segunda-feira. As demais estações operam só para desembarque a partir das 23h.

 

Para saber a programação completa do Arraial, acesse o Portal Belo Horizonte.