Pular para o conteúdo principal

Lançamento de publicações dos museus da Pampulha será dia 11, na Casa do Baile
Foto: Fred Tonucci

Lançamento de publicações dos museus da Pampulha será dia 11, na Casa do Baile

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, convidam para o lançamento de publicações impressas dos museus da Pampulha. A iniciativa oferece à cidade uma série de atividades que acontece no Museu Casa Kubitschek, na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, e no Centro de Referência Turística Álvaro Hardy - Veveco.  

Haverá a distribuição de exemplares das publicações, visitas mediadas às exposições em cartaz nos espaços, bate-papo e o traslado entre os museus. Toda a programação é gratuita e respeita os protocolos de saúde vigentes em Belo Horizonte. A atividade será realizada no próximo sábado, dia 11, das 10h às 13h, e integra as ações do Pampulha Território Museus, nas comemorações do aniversário de 124 anos de Belo Horizonte. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br

As publicações "Pampulha: tempo, história e museus" e “Território educativo: um convite para a  criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha” serão lançadas e distribuídas gratuitamente aos visitantes na Casa do Baile e no Museu Casa Kubitschek. Na mesma ocasião, serão apresentados os catálogos do 7º Bolsa Pampulha 2018-2019 e da exposição “Mais dia, menos noite”, da artista Tatiana Blass, que foi exibida no ano de 2019, no Museu de Arte da Pampulha. A programação ainda conta com um bate-papo de Blass com o curador Douglas de Freitas. 

O público terá a oportunidade de participar de visitas mediadas pelas exposições em cartaz nos museus: "Outras Habitabilidades", no Museu Casa Kubitschek, "Marcel Gautherot - registros modernos da Pampulha: depois e além", na Casa do Baile, e a " Mostra Lab Design" no Centro de Referência Turística Álvaro Hardy. Será disponibilizado traslado gratuito entre o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile, com saídas de 30 em 30 minutos. 

A diretora de museus da Fundação Municipal de Cultura Janaina Melo destaca que "o lançamento do conjunto de publicações dos museus representa um importante acontecimento que celebra o aniversário da cidade e ao mesmo tempo assinala as diferentes oportunidades de pesquisa e relação com as instituições museais, seus acervos e território." 

Sobre o Pampulha Território Museus 

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade. 

Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus oferecem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos.  Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações.