Pular para o conteúdo principal

Apresentação do bloco Kandandu
Foto: Julia Lanari/Belotur

Kandandu, encontro de blocos afro, marca a abertura do feriado de Carnaval

criado em - atualizado em

Repetindo o sucesso dos dois últimos anos, o Kandandu, encontro de blocos afro, marcará a abertura do feriado de Carnaval em Belo Horizonte. O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 1º, a partir das 18 horas, e sábado, dia 2, a partir das 17 horas, no palco oficial da Praça da Estação, no Centro da cidade. Ao todo, dez blocos da cultura afro da cidade vão se apresentar. O Kandandu é um evento gratuito construído coletivamente com a sociedade civil, Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.


A palavra Kandandu significa “abraço”, na língua africana Kimbundu. A expressão tem a ver também com a união de filosofias, ideais, conhecimentos e vivências por meio da ancestralidade africana. “A cidade recebeu tão bem essa iniciativa nos anos passados que resolvemos ampliá-la neste ano, convidando mais grupos para construir esse evento que é muito especial para a cidade e marca a abertura do feriado de Carnaval”, afirma Gilberto Castro, diretor-presidente interino da Belotur. 


No ano passado, o evento teve reconhecimento da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O texto encaminhado pelo Governo Federal diz que “o evento do porte do Kandandu, numa cidade em que mais de 52% da população se declara negra, é fundamental para consolidar ações de promoção da igualdade racial que visam garantir a valorização da cultura negra. Neste sentido, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial parabeniza pela iniciativa e espera que a mesma possa ter continuidade neste importante evento que se tornou o Carnaval belo-horizontino”.


Programação


Num verdadeiro ritual de abertura para a folia, dez blocos participarão do encontro em 2019: Afoxé Bandarerê, Angola Janga, Magia Negra, Fala Tambor, Samba da Meia-Noite, Timbaleiros do Gueto, Swing Safado, Afrodum, Kizomba e Bloco Oficina Tambolelê. 


O Carnaval de Belo Horizonte 2019 é uma festa realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio master da Skol, patrocínio da Uber, patrocínio institucional da Do Brasil Projetos e Eventos, em parceria com a BH Airport.


Serviço


Kandandu

Dias 1 e 2 de março, na Praça da Estação

Entrada gratuita

Sexta-feira 01/03

18h - Abertura com DJ Rafa Roots

19h - Bloco Oficina Tambolelê

20h10 - Fala Tambor

21h20 - Bloco Afro Magia Negra

22h20 - Samba da Meia Noite

23h40 - Angola Janga.


Sábado 02/03

17h - Abertura com DJ Rafa Roots

17h30 - Kizomba

18h45 - Afrodum

19h50 - Afoxé Bandarerê

20h55 -Timbaleiros do Gueto

22h - Swing Safado