Pular para o conteúdo principal

Jornada Empreendedora fortalece negócios locais em Venda Nova
Foto: Urbel/Divulgação

Jornada Empreendedora fortalece negócios locais em Venda Nova

criado em - atualizado em

Moradores do Bairro Cenáculo e das Vilas São João Batista e Minas Caixa, na região de Venda Nova, iniciaram a participação no Programa Jornada Empreendedora, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Urbel e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com parceria do Sebrae Minas.

 

Com o objetivo de dar oportunidade aos moradores de conquistar novos horizontes nos negócios e projetos comerciais, a Jornada Empreendedora promove a inclusão produtiva, apoiando e incentivando comerciantes e microempreendedores da comunidade, a partir de capacitações que abordam temas como educação e orientação financeira, marketing digital, vendas, crédito, serviços financeiros, formalização e gestão dos negócios.

 

De acordo com Marina Marques, coordenadora social da Urbel, as capacitações são voltadas às famílias moradoras do entorno das obras de contenção das enchentes na região de Venda Nova. “O trabalho social busca promover o desenvolvimento comunitário por meio da articulação das políticas públicas e esta é uma ação de promoção da inclusão produtiva e melhoria de renda para os pequenos comerciantes e empreendedores da região”, disse.

 

Para conhecer o perfil empreendedor dos moradores, foram feitos levantamentos das principais demandas, o que auxiliou na elaboração das propostas de ações gratuitas que fortaleçam os negócios locais, como consultorias, cursos temáticos, capacitações empreendedoras e mostra dos produtos e serviços dos participantes. O ciclo de capacitações já contou com palestras que abordaram temas como: Microempreendedor Individual (MEI), Potencialização de vendas e Fluxo de caixa. Ainda serão abordados conteúdos sobre Modelos de negócios e Contratos de pequenas empresas.

 

Os participantes da Jornada Empreendedora têm avaliado positivamente a iniciativa e o conteúdo apresentado durante as palestras, como no caso de Alexandre Mendes e sua esposa, que possuem uma empresa de decoração de festas na região. “Somos MEI e a experiência está sendo muito boa, com muito aprendizado e muita informação interessante. É uma oportunidade para a gente buscar conhecimento e fazer contatos. Está sendo muito válido”, concluiu.