Pular para o conteúdo principal

Os Jogos Escolares de Belo Horizonte começam nesta quinta-feira na capital
Divulgação

Jogos Escolares de Belo Horizonte começam nesta quinta-feira na capital

criado em - atualizado em

Os Jogos Escolares de Belo Horizonte começam nesta quinta-feira (11) e serão realizados até 30 de junho. Ao todo, 117 escolas entre públicas, particulares e instituições de paradesporto vão ser representadas na competição. O primeiro jogo é nesta quinta-feira, no Colégio Santo Agostinho, às 19h30.

Mais de 3 mil alunos da rede pública e privada participam das 31 modalidades dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) de 2024, uma competição esportiva e educacional realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Nos finais de semana, não haverá disputas nas modalidades coletivas, apenas nas individuais.

"Nesta quinta-feira marcamos o início dos Jogos Escolares de Belo Horizonte, começando esse ano pelo basquete. Essa política marca o comprometimento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com a missão de democratizar o acesso ao esporte na capital, e esperamos atender aos anseios dos diversos atores envolvidos no Programa. Agora, é aguardar junho para saber quem serão os alunos que irão representar nossa cidade na etapa estadual. Desejamos sucesso a todos os participantes”, ressaltou o coordenador do JEBH, Denilton Novaes Campos Junior.

Módulos

O JEBH é disputado em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos. As provas e os jogos são realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte.

Etapa classificatória

As modalidades do JEBH são olímpicas e não olímpicas. As olímpicas são 17: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, handebol, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, luta olímpica, taekwondo, karatê, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há ainda 14 modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, parataekwondo, parabadminton, halterofilismo PCD e basquete em cadeira de rodas 3x3.

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nas Olimpíadas Escolares Nacionais.