Pular para o conteúdo principal

Jogos Escolares de Belo Horizonte 2024 são abertos oficialmente na capital
Divulgação/PBH

Jogos Escolares de Belo Horizonte 2024 são abertos oficialmente na capital

criado em - atualizado em

Os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2024 foram abertos oficialmente nesta terça-feira (2) em cerimônia realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que contou com representantes de 114 escolas da capital, entre particulares e públicas. O evento teve direito a desfile, juramento e revezamento da tocha olímpica pelos estudantes com acendimento da Pira olímpica, feito por um dos alunos destaques do JEBH 2023, o medalhista Brayan Victor Xavier dos Santos, da Escola Municipal Marlene Pereira Rancante, do Alípio de Melo.

O JEBH será realizado entre os dias 11 de abril e 30 de junho. Cerca de 117 instituições escolares, mais de 3 mil alunos da rede pública e privada participam das 31 modalidades dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) de 2024, uma competição esportiva e educacional realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Participaram da abertura o coordenador da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), Rodrigo Tavares, o presidente da AABB, Wagner Fonseca, a subsecretária de articulação da política pedagógica, Shirley de Cássia de Miranda, o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Guilherme Orair, a secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, além do judoca Washington de Oliveira, do paratleta Davi César e do nadador Airton Pacífico Junior que disputará o JEBH 2024.

“O prefeito Fuad Noman sempre atento, sempre incentivando a prática de esportes e a realização dos Jogos Escolares de Belo Horizonte. Os jogos vão além da prática esportiva. Eles estimulam o trabalho em equipe, a disciplina, a superação de desafios e promovem a convivência entre os estudantes”, garantiu a secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco

Para a subsecretária de articulação da política pedagógica da PBH, Shirley de Miranda, os jogos escolares têm papel importante na vida de um estudante. “Esporte e educação têm que andar juntos porque a prática esportiva nós sabemos que ela faz bem para o nosso corpo, pra nossa mente, para a nossa capacidade de aprender e também nos ajuda nos relacionamentos, na convivência", afirmou.

Módulos

O JEBH é disputado em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos. As provas e os jogos são realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte.

Etapa classificatória

As modalidades do JEBH são olímpicas e não olímpicas. As olímpicas são 17: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, handebol, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, luta olímpica, taekwondo, karatê, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há ainda 14 modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, parataekwondo, parabadminton, halterofilismo PCD e basquete em cadeira de rodas 3x3.

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nas Olimpíadas Escolares Nacionais.