Pular para o conteúdo principal

Jogos da Primavera 2023 foram abertos nesta terça-feira
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Jogos da Primavera 2023 foram abertos nesta terça-feira

criado em - atualizado em

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, fez, nesta terça-feira (19), a abertura dos Jogos da Primavera edição 2023, competição promovida pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (SMEL) e de Educação (SMED).

 

Fuad Noman ressaltou a importância dos jogos para as crianças e jovens da capital. “Fico muito feliz de participar da abertura dos jogos, que é o congraçamento maior das escolas. A competição tem a capacidade de trazer para as crianças, jovens adolescentes um convívio sadio, um convívio de disputas, mas disputas saudáveis. Precisamos disputar e competir na paz, na harmonia, na amizade – é isso que nós precisamos. A edição dos Jogos da Primavera é uma realização maravilhosa das Secretaria de Esportes e da Secretaria de Educação. E só temos que aplaudir e torcer para que dentre os atletas surjam um novo Neymar, uma nova Marta, um novo Crispim, porque o futuro está ali entre os participantes”, destacou o prefeito.

 

A secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, destacou a promoção do esporte nas escolas como uma importante política pública da PBH. “É muito gratificante e primeiro tenho que agradecer ao prefeito Fuad Noman por sempre incentivar a promover o esporte nas escolas publicas municipais. E com a reedição dos Jogos da Primavera estou super feliz com o número de escolas inscritas, o que significa que realmente a gente conseguiu estimular e fomentar o esporte educacional nas nossas escolas”, celebrou.

 

Para Roberta Martins, secretária municipal de Educação, o esporte e educação têm que andar juntos. “O esporte consegue fazer com que o indivíduo adquira várias habilidades que são fundamentais, até mesmo para o desenvolvimento cognitivo, motor. Este evento é maravilhoso, é uma oportunidade para as crianças estarem num espaço, que não é um espaço comum deles estarem muitas vezes e eu acho que a gente tem só que investir, pois o esporte e a educação são o futuro”, disse.

 

A cerimônia de abertura contou ainda com a apresentação da Guarda Municipal, desfile das delegações escolares participantes dos Jogos da Primavera, apresentações culturais, homenagem aos estudantes atletas campeões nos Jogos Escolares de Minas Gerais, JEMG, com a tradicional entrada da tocha simbólica que acendeu a pira olímpica, e com o juramento.

 

O juramento do estudante atleta foi feito pela aluna Vitória Martins, 12 anos, da Escola Municipal Marconi, representando todos os participantes. “Considero os Jogos da primavera muito importante para incentivar a prática de esportes numa competição saudável e competir amigavelmente é uma boa coisa para formar o caráter e o espírito esportivo dos estudantes”, ressaltou.

 

A mesa de abertura dos Jogos da Primavera foi composta pelo prefeito; pelos secretários municipais de Esportes e Lazer, Adriana Branco, de Educação, Roberta Martins, e de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino; pelo comandante da Guarda Municipal, Júlio César; pelo presidente da Federação dos clubes do Estado de Minas Gerais, Marcolino de Oliveira Pinto Junior; e pelo guarda civil municipal Marcelo Crispim, campeão mundial de jiu-jitsu.