Pular para o conteúdo principal

Quatro participantes dos Jogos Escolares de Belo Horizonte, três garotas e um garoto, exibem suas medalhas em sorriem.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

JEBH preparam alunos para o esporte e a vida

criado em - atualizado em
Marcelo Henrique de Souza Cabral, de 14 anos, é medalhista pelo segundo ano consecutivo na prova de 100 metros com barreira dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) 2018. Ouro em 2017 e bronze desta vez, ele não vê o esporte apenas como uma competição. “Agradeço ao atletismo por ter me proporcionado novos amigos, nova visão da prática esportiva e novas perspectivas de vida”, afirma o estudante-atleta da Escola Municipal Cônego Sequeira, localizada no bairro Independência, região do Barreiro.
 

O JEBH é uma competição esportiva e educacional promovida pela Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed). “Os Jogos Escolares de Belo Horizonte têm um caráter esportivo, o que é próprio da competição, mas o foco também é educacional e social. A Prefeitura de Belo Horizonte se orgulha de ser a realizadora desse grande e importante evento, que é uma ferramenta de inclusão e de saúde”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado.  

 

A edição deste ano foi realizada de 2 de maio a 22 de junho, com a participação efetiva de quase quatro mil estudantes-atletas de 115 instituições de ensino das redes pública e privada de Belo Horizonte. Com bons resultados em modalidades como judô e xadrez, entre outras, as escolas municipais foram hegemônicas nas provas de atletismo. A Cônego Sequeira se destacou com 16 medalhas – duas de ouro, oito de prata e seis de bronze. 

 

O bom desempenho dessa escola nas duas últimas edições do JEBH proporcionou a oito alunos o convite a integrar o projeto de atletismo da UFMG, que conta com o moderno Centro de Treinamento Esportivo (CTE) na região da Pampulha. “Foi com o atletismo que obtive medalhas e tive meu talento esportivo reconhecido pelos ‘olheiros’ da UFMG”, observa Marcelo Henrique, que passou a treinar no CTE. “Isso nos orgulha e entusiasma. As medalhas têm aumentado a autoestima dos nossos alunos com a vida escolar, tornado a escola mais atraente e estreitado o relacionado entre os alunos, além de ampliar a conscientização sobre a importância da prática esportiva”, ressalta Elisangela Margarida do Nascimento, vice-diretora da Cônego Sequeira.

 

Professor de Educação Física da Cônego Sequeira, Paulo Henrique da Silva Luz diz que a realização dos jogos pela própria PBH, a partir do ano passado, viabilizou uma maior participação das escolas públicas, uma vez que as inscrições passaram a ser gratuitas. “O sucesso dos alunos se reveste de grande importância social, uma vez que amplia os horizontes de vida deles para além dos limites da escola e do bairro onde moram”, pontua ele, destacando que a permanência do aluno nas atividades de atletismo está condicionada às notas das provas e disciplinas com os horários dos treinos.

 

Outras escolas municipais também tiveram boa performance no atletismo no JEBH 2018, como a Jonas Barcellos Corrêa e a Acadêmico Vivaldi Moreira, ambas com seis medalhas. 

 

Classificatório para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), o JEBH rendeu 44 classificações para os estudantes-atletas de escolas municipais. O JEMG 2018 será realizado de 30 de julho a 04 de agosto, em Uberaba.  

 

Confira, abaixo, todos os estudantes-atletas de escolas municipais classificados para o atletismo do JEMG por meio do JEBH 2018.

 


Modalidades individuais

Atletismo


• Feminino Módulo I


75m rasos: Isabelle Mendes de Oliveira – (E.M. Maria de Magalhães Pinto)
250m rasos: Isabelle Mendes Oliveira – (E.M. Maria de Magalhães Pinto) e Geovana Soares da Silva – (E.M. Marlene Pereira Rancante)
1000m rasos: Pâmela Emily de Oliveira – (E.M. Polo de Educação Integrada) e Shirley Vitória Bispo Tavares – (E.M. Acadêmico Vivaldi Moreira)
80m com barreiras: Júlia Victoria Vaz Gonçalves – (E.M. Maria Magalhães Pinto ) e Maria Eduarda Guimarães Cordeiro – (E.M. Maria Magalhães Pinto)
Salto em altura: Anna Carolina Vetque – (E.M. Cônego Sequeira)
Salto em distância : Júlia Victoria Vaz Gonçalves – (E.M. Maria Magalhães Pinto) e Querem Hayvque da Silva – (E.M. Cônego Sequeira)
Arremesso de peso: Maria Luiza Alves (E.M. Cônego Sequeira)
Lançamento de disco: Ludmila da Costa Faria (E.M. Imaco)


• Masculino Módulo I


75m rasos: Gabriel Alves do Nascimento – (E.M. Marlene Pereira Rancante ) e Neuller Junior de Jesus –( E.M. Cônego Sequeira)
250m rasos: Jerry Oliveira dos Santos – (E.M. Marlene Pereira Rancante ) e Jhonnatan Silva – (E.M. Polo de Educação Integrada)
1000m rasos: Carlos Bryan Soares dos Santos – (E.M. Polo de Educação Integrada ) e Thomás Spinelli Rodrigues – (E.M. Marconi)
100m com barreiras: Juan Felipe Rocha – (E.M. Imaco) e Luan da Silva Barros (E.M. Imaco)
Salto em altura: Elivan Santos Martins – (E.M. Acadêmico Vivaldi Moreira)
Salto em distância: Pablo Cardoso de Miranda – (E.M. Dom Orione ) e Juan Felipe Santos Rocha – (E.M. Imaco)
Arremesso de peso: André Martins Rodrigues – (E.M. Lídia Angélica ) e Victor Emanuel Santos Lima – (E.M. Dom Orione)
Lançamento de disco: Victor Emanuel Santos Lima - (E.M. Dom Orione) e Yuri Vitor Alves Fernandes - (E.M. Dom Orione)
Lançamento de dardo: André Martins Rodrigues – (E.M. Lídia Angélica ) e Rafael Henrique Lima da Silva – (E.M. Acadêmico Vivaldi Moreira)
Pentatlo: Samuel Charlles Segal de Almeida – (E.M. Acadêmico Vivaldi Moreira)

- Feminino Módulo II

100m rasos : Nicolly Shumaia de Araújo – (E.M. Jonas Barcellos Corrêa)
200m rasos: Nicolly Shumaia de Araújo (E.M. Jonas Barcellos Corrêa)
400m rasos: Andressa Ferreira Lopes – (E.M. Jonas Barcellos Corrêa ) e Fernanda Mazzucatto Miguel –( E.M. Jonas Barcellos Corrêa) 
800m rasos: Andressa Ferreira Lopes – (E.M. Jonas Barcellos Corrêa ) e Fernanda Mazzucatto Miguel – (E.M. Jonas Barcellos Corrêa)
3000m rasos: Izabela M. Coimbra – (E.M. Prefeito Sousa Lima)
Salto em altura: Izabela M. Coimbra - (E.M. Prefeito Sousa Lima)
Salto em distância: Flávia Alessandra Rosa – (E.M. Cônego Sequeira)

• Masculino Módulo II

100m rasos: Lucas Henrique Alves – (E.M. Acadêmico Vivaldi Moreira)
110m com barreiras: Lucas Henrique Alves (E.M. Acadêmico Vivaldi Moreira)
Salto em altura: Jeferson Paulo (E.M. Prefeito Souza Lima)
Salto em distância: Jeferson Paulo – (E.M. Prefeito Souza Lima)
Lançamento de dardo: Vitor Hugo da Silva (E.M. Cônego Sequeira)
Octatlo: Pedro Henrique Souza – (E.M. Prefeito Souza Lima)

 

 

JEBH prepara alunos para o esporte e a vida.