Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Jardins Zoológico e Botânico e parques de BH permanecerão fechados ao público

criado em - atualizado em

Como medida de prevenção e controle da disseminação da Covid-19, a Prefeitura de Belo Horizonte determinou, por meio de decreto, o fechamento de todos os parques municipais, Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Centros de Vivência Agroecológica da capital. As unidades interromperam a visitação pública desde 18 de março.

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, gestora dos espaços, esclarece, ainda, que aqueles parques que têm características de praças (não são cercados), também não devem ser frequentados pela população durante o período de emergência decretado pelo município.

A medida tem o objetivo de evitar aglomeração de pessoas mesmo em espaços ao ar livre, e também o uso compartilhado de estruturas como brinquedos, aparelhos de ginástica, entre outros existentes nesses parques. Vale lembrar que a contaminação pelo Coronavírus pode ocorrer mesmo em locais abertos.

As unidades fechadas continuarão recebendo serviços de manutenção e limpeza regularmente. As equipes administrativas e operacionais da Fundação estão trabalhando em regime de escala reduzida ou teletrabalho, quando as funções assim permitirem. Funcionários que estejam em trabalho presencial estão orientados a obedecer uma distância mínima de 1 metro de distância entre indivíduos e adotar todas as demais medidas preventivas recomendadas pelas autoridades de saúde municipal, estadual e federal. Aqueles que se enquadram nos grupos de risco (gestantes, lactantes, maiores de 60 anos, doentes crônicos e imunossuprimidos) foram mantidos em suas residências.