Pular para o conteúdo principal

Jardim Felicidade, na região Norte de BH, vai ganhar uma "rua de estar"
Foto: Divulgação/PBH

Jardim Felicidade, na região Norte de BH, vai ganhar uma "rua de estar"

criado em - atualizado em

A partir de novembro, parte da avenida Fazenda da Velha, no bairro Jardim Felicidade, região Norte da capital, será transformada em um calçadão aberto para o encontro, o descanso, o aprendizado e a diversão. É a Rua de Estar, uma intervenção urbana que retoma as ruas para além dos usos pelos carros e as transformam em espaços acolhedores para pedestres, crianças, idosos e ciclistas. Para que isso seja possível, é preciso rever o desenho das ruas, reduzir sua velocidade, de modo a torná-las mais seguras, e instalar mobiliários urbanos que convidem à permanência. 

O projeto, coordenado pela BHTrans, tem como parceiros o Instituto Nossa BH, a Escola de Arquitetura da UFMG e a comunidade do bairro. Outros órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte estão diretamente envolvidos na intervenção, a exemplo da Sudecap, que iniciou a primeira etapa das obras, a Coordenadoria Regional, e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, que está produzindo mudas para plantio de um jardim no local. 

Além da intervenção em andamento no bairro Jardim Felicidade, o Urban Living Lab BH tem outras ações na cidade como os projetos de Zona 30, de redução de velocidade, feito no bairro de Santa Tereza, recentemente. O projeto da Rua de Estar no Jardim Felicidade também ilustra um guia prático, que está sendo finalizado, de como transformar ruas na cidade.

A iniciativa integra o programa internacional Urban Pathways, financiado pela International Climate Initiative do Ministério Federal Alemão para o Meio-Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear e implementado pela ONU-Habitat, o Instituto Wuppertal e o UN Environment, o programa das Nações Unidas para o meio ambiente. 

Em Belo Horizonte, o programa deu início a um “Urban Living Lab Center” (quando a própria cidade se torna um laboratório para as transformações urbanas).