Pular para o conteúdo principal

Jardim Botânico integra expedição em busca de espécies ameaçadas da flora brasileira
Foto: Juliana Ordones/PBH

Jardim Botânico integra expedição em busca de espécies ameaçadas da flora

criado em - atualizado em

Mais do que abrigar importantes espécies da flora, o Jardim Botânico de Belo Horizonte atua como articulador e colaborador em planos de ação que visam à proteção das espécies de flora ameaçadas e também de seus habitats. Com esse objetivo, em abril deste ano, pesquisadores da instituição e da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) participaram da expedição do Plano de Ação Territorial (PAT) Espinhaço Mineiro, na região Centro-Norte do estado.

A equipe esteve nos municípios de Serro, Diamantina, Gouveia e Mendanha com o objetivo de encontrar quatro espécies classificadas como criticamente ameaçadas: Aspilia eglerii, Barbacenia pungens, Diplusodon glaziovii e Lavoisiera tetragona.

Com exceção de A. eglerii, foram encontradas populações de todas as espécies. Os pesquisadores realizaram a documentação e o registro das espécies em questão e também das demais presentes no habitat onde as mesmas ocorrem, bem como também fizeram a identificação de novas ameaças às populações dessas espécies alvo. Esses levantamentos contribuem para a formação de coleções ex situ (componentes da diversidade biológica fora de seus habitats naturais) com alto valor para restauração ecológica. Também são valiosas para as pesquisas científicas com finalidades diversas, inclusive a reprodução, e para programas de educação ambiental voltados para a população. Além disso, foi possível coletar sementes de Lavoisiera tetrágona para testes de germinação e de cultivo no Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Outros 90 exemplares de espécies típicas de campo rupestre também foram coletados e, após período de quarentena e adaptação, serão inseridos na Coleção Viva da instituição.

Toda a coleta de plantas e de material reprodutivo é realizada exclusivamente com as devidas licenças e autorizações dos órgãos competentes, seguindo critérios específicos.