Pular para o conteúdo principal

Internet gratuita da PBH é premiada em evento nacional de Cidades Inteligentes
Daniel de Brito

Internet gratuita da PBH é premiada em evento nacional de Cidades Inteligentes

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte foi premiada no prêmio Cidades do Futuro 2023, na categoria Conectividade. O projeto de internet gratuita em vilas e favelas recebeu o reconhecimento durante o Smart Gov Sul, evento da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI). A iniciativa da PBH já beneficia quase 400 mil moradores das vilas e favelas da capital. São mais de 3.700 pontos de Wi-Fi gratuitos espalhados pelo município, incluindo espaços e equipamentos públicos como escolas, praças e em todas as estações do Move.


A premiação aconteceu em Curitiba (PR) durante a realização do evento, nos dias 13 e 14 de setembro. Representantes de municípios de todas as regiões do país discutiram soluções e inovações tecnológicas para o universo da Saúde Pública, tema da edição do evento.


O presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte, Jean Mattos Duarte, exaltou as iniciativas que têm possibilitado reduzir a desigualdade digital e oportunizar novos horizontes neste campo para pessoas de várias idades. “Nesta semana nós comemoramos um grande feito: a Prefeitura de Belo Horizonte, com a liderança do prefeito Fuad Noman, ultrapassou a marca de 10 mil certificações nos cursos de tecnologia gratuitos oferecidos para a população e mais de 200 vilas e favelas atendidas com ampla cobertura de wifi público. E agora podemos celebrar mais uma premiação que atesta a eficácia do programa de inclusão da prefeitura, comemora o presidente da Prodabel.


O Prêmio Cidades do Futuro busca premiar experiências inovadoras, tendo as ferramentas da tecnologia como inspiração para iniciativas que gerem eficiência e bem-estar social e soluções em resposta aos anseios da população. Ao todo 10 cidades brasileiras foram premiadas em diferentes categorias, que versaram desde segurança tecnológica, educação, arquitetura tecnológica, chegando à conectividade.