Pular para o conteúdo principal

Interdição noturna para obras no Viaduto Angola, dia 26/4, a partir da 0h30.
Arte: BHTrans

Interdição noturna para manutenção do Viaduto Angola na quinta-feira, dia 26/4

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que o Viaduto Angola, situado na Avenida Antônio Carlos, próximo ao Hospital Odilon Behrens, passa por manutenção. A partir da 0h30 de quinta-feira, dia 26 de abril, será realizado o levantamento do viaduto por macaco hidráulico. Por esse motivo, o trânsito da Avenida Antônio Carlos, em ambos os sentidos (pistas mistas e exclusivas), será interditado no trecho debaixo do viaduto. A previsão é que a via seja liberada às 4h de quinta-feira, dia 26/4.

 

 

Intervenções de Trânsito

 

Operação Noturna para levantamento do viaduto

Para cada fase do processo de manutenção do viaduto será realizada uma operação noturna, quando ocorrerá a interdição total da Avenida Antônio Carlos, em ambos os sentidos, para execução do levantamento do viaduto utilizando macaco hidráulico.

 

Intervenções no dia 26/4

- Interdição de total da Avenida Antônio Carlos, ambos os sentidos, pista mista e pista exclusiva do MOVE, debaixo do Viaduto Angola - (das 0h30 às 4h).

 

• Desvios:

 

Sentido Centro/Bairro: Avenida Antônio Carlos, agulha de acesso Rua Formiga, Rua Formiga, Rua Manoel Macedo, acesso à Avenida Antônio Carlos após o Viaduto Angola...

 

Sentido Bairro/Centro: Avenida Antônio Carlos, agulha de acesso Praça São Cristóvão/Conjunto IAPI, Rua Manoel Macedo (em frente ao Conjunto IAPI), Avenida Antônio Carlos...

 

• Estações MOVE Desativadas

 

As estações de transferência do MOVE no trecho desviado serão desativadas durante o horário de manutenção do viaduto (23h às 5h). Confira as estações desativadas:

- Estação SENAI

- Estação ODILON BEHRENS

- Estação IAPI

 

 

Manutenção iniciada em 27/2

Desde o dia 27 de fevereiro, durante todo o período de manutenção, está interditado o sentido Concórdia/São Cristóvão do Viaduto Angola. Os motoristas devem utilizar como desvio o Viaduto da República do Congo, aproximadamente 350 metros à frente.

 

Somente é permitido o tráfego de veículos de emergência (ambulâncias) e de operação policial, devido à proximidade com o Hospital Metropolitano Odilon Behrens e o Departamento de Investigação da Polícia Civil. O sentido São Cristóvão/Concórdia do Viaduto Angola está livre para o trânsito de veículos.

 

Também está fechado um dos acessos da Avenida Antônio Carlos (sentido Bairro/Centro) em direção ao Hospital Odilon Behrens. O acesso à Praça São Cristóvão/Conjunto IAPI está mantido e ajustes foram realizados para que essa via possibilite acessar o Hospital Odilon Behrens.

 

 

Sobre a manutenção do Viaduto

 

O que será feito

Em vistoria periódica, foi constatada a necessidade de troca dos aparelhos de apoio da estrutura. A manutenção é executada pelo Consórcio Andrade Gutierrez/Barbosa Mello, responsável pela construção do viaduto, sem ônus para os governos municipal e estadual.

 

O que são os aparelhos de apoio

Os aparelhos de apoio são dispositivos que fazem a transição entre a superestrutura e a mesoestrutura ou a infraestrutura. A necessidade de sua utilização ocorre porque quando duas peças estruturais se apoiam uma sobre a outra podem girar (rotação) ou deslizar (translação) uma em relação à outra. Esses movimentos de rotação e translação nem sempre podem ser absorvidos por alguma das duas peças, tornando, assim, necessário, um elemento intermediário entre elas, que é o aparelho de apoio. O uso dos aparelhos entre vigas e pilares possibilita a movimentação natural existente entre esses dois elementos, absorvendo os esforços horizontais e de rotações, transmitindo aos pilares os esforços verticais.

 

 

O Viaduto Angola

O Viaduto Angola está localizado entre a Rua Gonçalo Alves e a Avenida Antônio Carlos, próximo ao conjunto IAPI, entre os bairros Lagoinha e São Cristóvão. O Angola possui 87,79m de comprimento e foi inaugurado em 2010 pelo Governo do Estado de Minas de Gerais, como parte das obras de duplicação da Avenida Antônio Carlos. As obras de duplicação da Antônio Carlos foram concluídas em 2010 e foram executadas pelo Consórcio Andrade Gutierrez/Barbosa Mello.

 

26%20-Ana%20-%20Interdi%C3%A7%C3%A3o%20Viaduto%20Angola_MAPAOpNoturna.jpg

 

 

26-Ana%20-%20Interdi%C3%A7%C3%A3o%20Viaduto%20Angola_MAPADiario.png