Pular para o conteúdo principal

 A foto mostra dez bailarinas usando colant e saia tu-tu brancos, em pose típica de bailarinas em um palco.
Foto: Ricardo Laf

Inscrições para reuniões preparatórias da V Conferência Municipal de Cultura

criado em - atualizado em

 A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), abre as inscrições para as reuniões preparatórias da V Conferência Municipal de Cultura. As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto por meio do preenchimento do formulário disponível em www.pbh.gov.br/Vconferencia.

Com o tema “Cultura e Território” a conferência municipal, marcada para novembro, tem como objetivo incentivar o debate sobre a cobertura territorial da política cultural no município de Belo Horizonte, além de realizar a revisão e qualificação de metas e ações do Plano Municipal de Cultura (PMC).

A quinta edição da Conferência traz algumas novidades como as Reuniões Preparatórias, que ampliam as esferas de escuta e participação social, tornando a construção da Conferência de 2018 uma ação coletiva e processual. As reuniões preparatórias serão divididas por regionais e por eixos temáticos e serão realizadas nos meses de setembro e outubro. Essas reuniões locais visam ampliar as oportunidades de aprofundamento nos temas e eixos propostos, além de garantir maior efetividade no processo de revisão do PMC.

Os encontros regionais serão coordenados pelos 17 Centros Culturais da PBH, espalhados por todas as regionais da cidade. Já as Reuniões Preparatórias por Eixo Temático serão coordenadas pela Comissão Organizadora da Conferência e colaboradores da SMC e serão divididas de acordo com os seguintes eixos: Acesso, Democratização, Diversidade e Artes; Economia e Fomento; Participação e Institucionalização de Políticas Culturais; Patrimônio e Memória; Formação e Educação Cultural. Cada eixo temático contará com duas reuniões – a primeira a ser realizada em setembro e a segunda em outubro.


Plenária Final

A plenária final da V Conferência será realizada nos dias 26, 27 e 28 de novembro e vai deliberar sobre as propostas coletadas nas reuniões preparatórias. Durante o processo, cada eixo temático será discutido e as propostas serão deliberadas por meio do voto dos participantes. As pessoas que não participaram das sequências de encontros poderão acompanhar a plenária final como ouvintes, sem direito a voto.