Pular para o conteúdo principal

Ciclo de palestras "Ambiente em Foco Virtual" de 2022
Foto: Divulgação/PBH

Inscrições para primeiro "Ambiente em Foco Virtual" de 2022 estão abertas 

criado em - atualizado em

Já estão abertas as inscrições para o primeiro encontro on-line de 2022 do ciclo de palestras “Ambiente em Foco Virtual”, no próximo dia 8, às 14h30.  Com o tema "O tempo e as águas: Um olhar operacional das bacias hidrográficas em Belo Horizonte e Região Metropolitana durante o período chuvoso 2021/2022”, a palestra será ministrada pelo diretor de Meteorologia e Alerta de Risco da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Dayan Diniz de Carvalho, e abordará o comportamento das chuvas nas Bacias Hidrográficas da capital e as consequências para os municípios limítrofes.

O encontro busca ampliar os conhecimentos por meio da troca de informações, bem como a mobilização da sociedade em práticas de prevenção. Na oportunidade, será apresentado um resumo dos alertas preventivos e os principais canais de comunicação para que a população busque ajuda diante de alguma incidência. 

A inscrição deve ser feita neste linkA confirmação de inscrição, bem como as orientações para participação e o link para acesso à sala virtual serão enviados posteriormente por e-mail. Em caso de dúvidas, o inscrito pode fazer contato pelo e-mail: ambienteemfoco@pbh.gov.br.  

Ambiente em Foco Virtual

Por meio do Centro de Extensão em Educação Ambiental, a Prefeitura promove atividades que têm como fio condutor a Agenda 21 Global, do Ministério do Meio Ambiente. Nele, são realizadas práticas que possibilitam à coletividade conhecer, debater e buscar encaminhamentos para as questões socioambientais. O trabalho foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente com o título de Sala Verde - Espaço Interativo de Formação Socioambiental.

Atualmente a Gerência de Educação Ambiental, através do Centro de Extensão, está realizando o "Ambiente em Foco Virtual", atividade integrante do Projeto "Educação Ambiental On-line". A proposta, que surgiu das demandas de isolamento e distanciamento social, buscou alternativa à suspensão de atividades educativas presenciais em razão da pandemia de Covid-19. 

A metodologia adotada consiste na realização de palestras ao vivo e on-line, mediadas por uma plataforma virtual que ocorrem quinzenalmente, às terças-feiras. Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, dos quais Belo Horizonte é signatária. São abordadas nas palestras temáticas como Biodiversidade, Mudanças climáticas, Meio ambiente e Saúde, Ecologia Urbana, Arborização urbana, Manutenção e plantio de árvores, Agroecologia, Consumo, Sustentabilidade, Ecossistema, Crise Hídrica, Ar, Água e Vegetação.

Ajustadas as ações para o ambiente virtual foi possível, inclusive, ampliar o público e o alcance das atividades mensais. "A adesão pelas palestras do Ambiente em Foco Virtual foi marcante. As vantagens do modelo, que será mantido para o próximo ano, se devem ao aumento significativo do número de participantes e à economia no deslocamento das pessoas, inclusive alguns palestrantes convidados, de outros estados do Brasil. Buscamos sempre uma contextualização e congruência dos temas com os problemas ambientais da atualidade, a fim de debater o assunto sob a ótica de quem é referência na área”, destaca o gerente de Educação Ambiental da SMMA, Humberto Martins Marques.