Pular para o conteúdo principal

Inscrições na Corrida Rústica Pessoas com Deficiência terminam na quinta-feira

criado em - atualizado em

As inscrições para a 21ª edição da Corrida Rústica PCD (Pessoas com Deficiência) terminam nesta quinta-feira, dia 18/10. A competição vai ocorrer no domingo, 21/10, das 9h às 12h, como parte da programação do BH é da Gente – Savassi. A corrida integra o calendário anual de eventos do programa Superar, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
 

A idade mínima para a inscrição, que pode ser feita pelo e-mail superar@pbh.gov.br ou pelo telefone 3277-4546, é seis anos. A comissão organizadora estima a participação de 700 pessoas. Haverá provas de 50m (mobilidade comprometida, sendo a maioria dos participantes cadeirante), 100m e 200m. As três provas serão realizadas no trecho da avenida Getúlio Vargas entre a rua Paraíba e avenida Cristóvão Colombo.
 

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado, destaca que a realização do evento foi retomada este ano pela PBH – a última edição havia sido realizada em 2013. “O objetivo é sensibilizar as pessoas com deficiência para a prática de esportes e atividades físicas, o que gera saúde, interação social, qualidade de vida e outros benefícios”, afirma o secretário, pontuando, ainda, que a realização da corrida no BH é da Gente tem o objetivo de chamar a atenção da população para a causa das pessoas com deficiência.

 

Superar

Entre os inscritos para a corrida estão 200 alunos do Superar, programa da PBH que atende a cerca de 940 alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo.
 

O Superar conta com dois centros de referência (CREPPD e Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo) e sete núcleos regionalizados - Colégio Marconi, Clube Palmeiras e escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves, Sandra Risoleta e João Moreira Salles, além da Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte e da Associação de Surdos.
 

Ao todo, 16 modalidades são oferecidas: atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão.
 

Um dos requisitos para ingressar no Superar é ter idade superior a seis anos, além de apresentação de laudo de deficiência e a existência de vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos telefones 3277- 4546 e 7681.