Pular para o conteúdo principal

Inscrições em cursos gratuitos de idiomas para estudantes e a comunidade vão até 22 de julho
Foto por Silvia Lanna

Inscrições em cursos gratuitos de idiomas para estudantes e a comunidade vão até 22 de julho

criado em - atualizado em

O Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) da Secretaria Municipal de Educação (Smed) abriu inscrições para 975 novas vagas em cursos gratuitos de idiomas, destinados a estudantes da Rede Municipal de Educação e à comunidade em geral. São várias opções de cursos, incluindo inglês e francês para iniciantes e avançados, espanhol, e português como língua de acolhimento.

As vagas são oferecidas pelo Núcleo de Línguas (Nuli) do Clic, que desde 2019 ministra cursos de línguas estrangeiras. Os interessados devem fazer a inscrição para os cursos de iniciantes neste link. Para os cursos de continuidade, é preciso acessar o formulário deste link. As inscrições vão até 22 de julho.

A prioridade das vagas será para estudantes da Rede Municipal de Educação, enquanto as remanescentes ficarão disponíveis para a comunidade em geral. Os selecionados serão informados por e-mail até 31 de julho. As aulas terão início em 4 de agosto e serão finalizadas na primeira quinzena de dezembro de 2025, sendo realizadas de forma remota, por meio da plataforma Google Meet.

O professor e coordenador do Núcleo de Línguas do Clic, William Oliveira Andrade, ressalta que os cursos representam uma oportunidade para despertar o interesse dos estudantes, professores e comunidade por línguas estrangeiras. Segundo ele, os participantes ficam extremamente felizes com as aulas e por ficarem cada vez mais fluentes, "Trabalhamos com ciclo básico, o ciclo inicial, e o retorno é muito positivo. Eles ficam muito animados e ansiosos, inclusive, para dar continuidade, para ir para o intermediário, para o avançado. Isso é sinal que o retorno do feedback é bem positivo”.

O coordenador aponta a diferença que uma língua estrangeira pode representar no currículo dos estudantes, “Entendemos que uma língua estrangeira abre portas para novas oportunidades. Não só oportunidades de viagem, como de trabalho e também uma comunicação mais efetiva nesse mundo globalizado, em que precisamos cada vez mais falar outras línguas”.

Segundo William, os cursos têm uma avaliação de aprovação de 80 a 90%, comprovando a excelência da prática desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação.