3 June 2022 -
Educadores da rede municipal de educação da capital poderão escolher o dia 13 ou 14 de junho para participarem de uma visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos Macaúbas, em Sabará, local para onde é levado todo o lixo recolhido nas residências e no comércio de Belo Horizonte pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).
A visita técnica ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30. O local de embarque e desembarque será a Praça Afonso Arinos, no centro de Belo Horizonte. As inscrições para as visitas devem ser feitas neste link.
A atividade, uma parceria entre a SLU e a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Programa EcoEscola BH, integra o curso de Educação Ambiental para Limpeza Urbana e complementa o conteúdo dos dois primeiros módulos de aprendizagem realizados em abril e maio deste ano. O objetivo da capacitação é estimular essa abordagem em sala de aula, observando os tópicos apresentados para permitir a profissionais e alunos melhor compreensão da temática e contribuir para o desenvolvimento de cidadãos ambientalmente educados.
O chefe da Gerência de Educação para a Limpeza Urbana da SLU, Diogo Cesar Pereira, explica que a formação possui cinco encontros simultâneos, utilizando plataforma virtual, além da visita presencial ao referido aterro sanitário. “A metodologia propicia a perspectiva processual e concatenada dos principais assuntos referentes à limpeza urbana, incluindo conceitos básicos, serviços, atores, desafios, educação ambiental, resíduos sólidos, consumismo, degradação ambiental e responsabilidade compartilhada”, destaca.
Ainda segundo o gestor, em todas as etapas, são disponibilizados materiais educativos como cartilhas, vídeos e banco de atividades desenvolvidos pela SLU para apoiar os trabalhos e projetos nas escolas.
Mariza Geralda Mendes Carvalho, professora e referência na secretaria municipal de Educação do Programa EcoEscola do Programa EcoEscola BH, avalia que o curso ofertado apresenta conteúdos relevantes, cujos principais temas ligados aos resíduos sólidos, sob a ótica da limpeza urbana, são tratados com abordagem baseada na experiência e participação. “Nosso objetivo é orientar sobre o impacto causado pelo lixo, apresentar o trabalho realizado no aterro sanitário e universalizar a educação ambiental para a limpeza urbana nas escolas municipais, propondo uma educação voltada para a vida sustentável”, ressalta.