Pular para o conteúdo principal

Foto da fachada do Museu de Arte da Pampulha, vista da lagoa da Pampulha
Foto: Adão de Souza

Inscrições abertas para o seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para o Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes, um convite ao debate de políticas públicas e iniciativas de mercado voltadas para o tema. Destinado a todos os agentes da cadeia produtiva turística e tecnológica, o evento acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte, com participação de profissionais reconhecidos globalmente para dois dias de palestras, painéis e workshops. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo link https://goo.gl/CsbdXE

O conceito de cidades inteligentes (smart cities) se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. Tais nomenclaturas levam em consideração tanto o nível de tecnologia adotada quanto a abrangência da mesma na cidade. 

“É com base nessa contextualização e atenta ao contexto global que a Belotur, como órgão competente pelas políticas públicas e desenvolvimento das atividades turísticas em Belo Horizonte, buscou estimular o debate crítico e o apoio à inovação que reforça o desenvolvimento resiliente e sustentável do turismo na capital mineira”, comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur.

O seminário está dividido entre palestras e painéis, na parte da manhã, e workshops à tarde. O evento tem início com a conferência ‘Planejamento Urbano e Cidades Inteligentes’, de Jorge Pérez Jaramillo, responsável pelo Plano de Ordenamento Territorial de Medellín (2014-2027), conhecido como o “milagre de Medellín”. Em seguida, acontece a apresentação do painel ‘Cidades Inteligentes’, com mediação de Stella Hiroki, consultora com foco na participação feminina para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Estarão presentes na mesa Jorge Pérez Jaramillo; Thaís Nahas, idealizadora do Lab de Inovação Urbana Florianópolis e consultora na Intelink; e Bráulio Magalhães Fonseca, vice-chefe do Departamento de Cartografia da UFMG.

O workshop do primeiro dia também será ministrado por Stella Hiroki. Os inscritos serão divididos em seis grupos (Smart People, Smart Economy, Smart Governance, Smart Living, Smart Mobility e Smart Environment) e discutirão projetos a partir de suas experiências e ideias para aplicar a tecnologia de forma mais consciente em seu cotidiano urbano.

O segundo dia de programação contará com a palestra de Frederico de Arteaga Vidiella, Diretor de Planejamento do Grupo Jose Cuervo, da cidade de Tequila, no México. O tema é a ‘Certificação de Destinos Turísticos Inteligentes’. O painel será mediado por Danielle Fernandes Costa Machado, coordenadora do Curso de Turismo da UFMG. Participam ainda Max Oliveira, Cofundador e CEO da MaxMilhas e Federico de Arteaga Vidiella. Para fechar os trabalhos, acontece o workshop ministrado por Danielle Machado, que vai abordar o e-turismo e a inovação no marketing de destinos turísticos inteligentes.


Confira a programação: 


20/09 – Cidades Inteligentes

8h30 – Cadastramento e café de boas-vindas
9h – Abertura oficial - Maria Fernandes Caldas - Secretária Municipal de Política Urbana
9h30 – “Planejamento Urbano e Cidades Inteligentes” – Jorge Pérez Jaramillo, responsável pelo Plano de Ordenamento Territorial de Medellín (2014-2027), integrante do processo de transformação urbana que levou a cidade a ser considerada a mais inovadora do mundo em 2013.
10h30 – Painel “Cidades Inteligentes” – Mediação: Stella Hiroki, consultora com foco na participação feminina para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Participantes: Jorge Pérez Jaramillo; Thaís Nahas, idealizadora do Lab de Inovação Urbana Florianópolis e consultora na Intelink; e Bráulio Magalhães Fonseca, vice-chefe do Departamento de Cartografia da UFMG.
12h – Almoço
13h30 às 18h – Workshop ministrado por Stella Hiroki - os inscritos serão divididos em 6 grupos (Smart People, Smart Economy, Smart Governance, Smart Living, Smart Mobility e Smart Environment) e discutir projetos a partir de suas experiências e ideias para aplicar a tecnologia de forma mais consciente em seu cotidiano urbano.


21/09 - Destinos turísticos inteligentes

8h30 – Cadastramento e café de boas-vindas
9h – Abertura oficial - Aluizer Malab - Presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A - Belotur
9h30 – Palestra “Certificação de Destinos Turísticos Inteligentes” – Federico de Arteaga Vidiella – Diretor de Planejamento do Grupo Jose Cuervo, Tequila/México.
10h30 – Painel “Destinos Turísticos Inteligentes” – Mediação: Danielle Fernandes Costa Machado - Coordenadora do curso de turismo da UFMG. Participantes: Max Oliveira – Cofundador e CEO da MaxMilhas e Federico de Arteaga Vidiella. 
12h – Almoço
13h30 às 18h – Workshop ministrado por Danielle Machado. A dinâmica abordará o e-turismo e a inovação no marketing de destinos turísticos inteligentes.


SERVIÇO

Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes


Data: 20 e 21 de setembro, com início às 8h30 nas duas datas
Local: Auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1212)
Ingressos gratuitos: https://goo.gl/CsbdXE