Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para encontro vai discutir ações de prioridade ambiental
Foto: Divulgação/PBH

Inscrições abertas para encontro que vai discutir ações de prioridade ambiental

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Iclei América do Sul, promoverá, nesta quinta-feira (6), uma reunião virtual para debater as ações prioritárias do Plano Local de Ação Climática de Belo Horizonte (PLAC-BH). O encontro é aberto ao público, das 17 às 19h, e as inscrições para participação da sala virtual podem ser realizadas neste link

O PLAC é o documento que determinará políticas para a cidade reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e minimizar as possíveis perdas materiais e humanas causadas por eventos climáticos extremos. Construído a várias mãos pelo poder público, competências técnicas, acadêmicas e sociedade civil, ele abre caminho para discussões no propósito de expandir conhecimentos para o aperfeiçoamento das políticas públicas de ação climática, de forma que estas aumentem a capacidade de resposta aos desafios ambientais. 

Belo Horizonte conta com um histórico robusto de cuidados com o meio ambiente e a vida nas cidades. A capital é um dos Laboratórios de vida urbana do programa Habitating Liv Lab, que busca difundir medidas a favor da mobilidade com baixo carbono, energia limpa e serviços de gestão de resíduos sólidos promovido pela ONU Habitat. Além disso, dispõe do Plano de Redução dos Gases do Efeito Estufa – PREGEE, que lança base para a promoção de Soluções Baseadas na Natureza com ação de mitigação para o enfrentamento da mudança climática. 

Foi atualizado o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa com o instrumento de análise de riscos e vulnerabilidade climática, além de toda a base diagnóstica do consumo de energia e recursos hídricos da cidade. Em 2021, a cidade aderiu à campanha global Race to Zero, assumindo a meta de neutralização do carbono até 2050. 

Próximo da finalização de sua construção, o PLAC será instrumento de planejamento, acompanhamento e monitoramento de ações que visam à mitigação dos efeitos negativos do aquecimento global no município. O objetivo é que ele seja guiado por iniciativas que permitirão a identificação de políticas, planos e projetos voltados à ação climática, além da definição de metas, ações e indicadores para o monitoramento da diminuição nas emissões de gases de efeito estufa e adaptação de Belo Horizonte aos efeitos adversos das mudanças do clima.