Pular para o conteúdo principal

Mais de sete cadeirantes, acompanhados de adultos, ao ar livre.
Foto: Divulgação PBH

Estão abertas as inscrições para a Corrida Rústica para Pessoas com Deficiência

criado em - atualizado em
As inscrições para a Corrida Rústica para Pessoas com Deficiência 2019 podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 6. O prazo para se inscrever foi iniciado nesta segunda-feira, dia 2, e a prova vai ocorrer no dia 6 de outubro, das 9h às 12h, dentro da programação do BH é da Gente – Savassi. A corrida integra o calendário anual de eventos do programa Superar, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com atividades esportivas e culturais para pessoas com deficiência.

A corrida inclui as provas nas seguintes categorias: caminhada, 50m (com ou sem necessidade de ajuda) e corridas de 100m, 200m e 1.000m (sem necessidade de ajuda). Podem participar pessoas com deficiência acima dos seis anos de idade, após preenchimento da ficha de inscrição.


No ano passado, a Corrida voltou à programação esportiva da cidade, depois de cinco anos de interrupção, com mais de 600 participantes. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado, destaca que o objetivo da retomada da competição é estimular as pessoas com deficiência para a prática de esporte e atividades físicas. “Isso gera saúde, interação social, qualidade de vida e outros benefícios”, salientou.


Ele também pontua a importância do evento como forma de sensibilizar a sociedade para a dimensão social das políticas públicas voltadas para o atendimento das pessoas com deficiência.

 

O programa

O Superar atende alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. São mais de 900 alunos inscritos em 16 modalidades esportivas.  O programa conta com dois centros de referência (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo) e sete núcleos regionalizados - Colégio Marconi, Clube Palmeiras e escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves e João Moreira Salles, além da UFMG, Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte e da Associação de Surdos.


As 16 modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão. Os requisitos para participar do Superar são idade superior a seis anos e apresentação de laudo de deficiência. O ingresso é condicionado à disponibilidade de vagas. Mais informações pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos telefones 3277-4546 e 3277-7681.