Pular para o conteúdo principal

Canal subterrâneo no Ribeirão do Onça
Rogério França/Arquivo Sudecap

Implantação de novo canal subterrâneo avança no Ribeirão do Onça

criado em - atualizado em

A primeira etapa das obras de implantação do novo canal da Bacia do Ribeirão do Onça apresentou avanços significativos no primeiro semestre deste ano. Em uma região com muitos bairros residenciais, como o Primeiro de Maio e o São Paulo, e um intenso tráfego de veículos nas regiões Norte e Nordeste da capital, a população começa a perceber as melhorias proporcionadas pelas intervenções da Prefeitura de Belo Horizonte, supervisionadas e fiscalizadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

 

A conclusão da passarela definitiva que liga o bairro Primeiro de Maio à Estação São Gabriel já oferece maior segurança aos pedestres. E a implantação do novo canal paralelo à canalização já existente no Ribeirão do Onça começa a ser visível aos usuários da estação e aos motoristas que trafegam pelo local.

 

O superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, explica que o objetivo da obra de implantação desse novo canal com extensão de 286,96 metros, localizado nas proximidades do cruzamento das avenidas Cristiano Machado e avenida Risoleta Neves (via 240), é duplicar a capacidade de vazão das águas das chuvas e minimizar inundações na região de confluência dos córregos Cachoeirinha, na Avenida Bernardo Vasconcelos, e Pampulha, na Avenida Cristiano Machado – afluentes que deságuam no Ribeirão do Onça.

 

“A população precisa entender que essa é uma obra de grande porte e complexa, que já prevê, em seu próprio método executivo, causar menos transtornos ao entorno. Quando ela ficar pronta, com a pavimentação asfáltica concluída e o tráfego de veículos retomado, toda essa estrutura de quase 290 metros de extensão que no atual andamento da obra está visível, vai ficar subterrânea”, explica Henrique Castilho.

 

A previsão é de que as próximas etapas da implantação, incluindo a demolição das paredes do canal antigo e interligação com o novo, sejam concluídas no segundo semestre de 2023. A obra tem investimento de aproximadamente R$ 44,7 milhões, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Saneamento e Ministério das Cidades.