25 June 2025 -
A 46ª edição do Arraial de Belô será realizada nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de julho e promete movimentar o calendário cultural de Belo Horizonte. Com foco na valorização dos movimentos populares, o evento contará com uma programação diversificada e a gastronomia segue como um dos principais atrativos. Na Vila Gastronômica, espaço culinário de destaque no Mineirinho, o público poderá saborear desde as criações autorais do Concurso Prato Junino até os clássicos quitutes da culinária mineira servidos pelos bares do Mercado Central KTO, que mais uma vez será parceiro do Arraial de Belô.
“O Arraial de Belô é muito mais do que uma festa, é um retrato vivo da nossa cultura e da hospitalidade mineira. Como Cidade Criativa da Gastronomia reconhecida pela Unesco, a gente faz questão de valorizar a comida boa como um dos grandes destaques do evento. Neste ano, os sabores que contam a história da nossa cidade ganham mais força com a presença de bares e restaurantes do Mercado Central KTO, além das receitas campeãs do Concurso Prato Junino, ferramenta de formação, inclusão e celebração da diversidade cultural da nossa cidade”, destaca a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.
Além dos bares, a Vila Gastronômica irá oferecer ao público mesas e cadeiras para descanso e consumo, música ambiente, iluminação e decoração especial para o maior conforto.
Confira toda programação gastronômica do período junino no Arraial de Belô:
Concurso Prato Junino
Os alunos vencedores do 6º Concurso Prato Junino terão seus pratos comercializados a preços populares no Mineirinho. A competição surgiu para promover a gastronomia mineira, elogiada e reconhecida em todo o mundo pela simplicidade, criatividade e valorização dos ingredientes regionais, além de destacar os elementos do período junino de uma forma acessível e inovadora.
A edição de 2025 tem uma proposta potente: valorizar a afro-gastronomia belo-horizontina e impulsionar futuros talentos da cozinha mineira. Voltado para alunos dos cursos superiores (bacharelado e tecnólogo) com aulas presenciais em Belo Horizonte, o concurso desafia os participantes a criarem receitas autorais que combinem ingredientes típicos das festas juninas com referências da culinária afro-brasileira, herança viva e cotidiana na gastronomia da cidade.
A temática convida os estudantes a contarem histórias por meio da comida, resgatando memórias afetivas e culturais ligadas à tradição das quadrilhas formadas por populações negras e periféricas da capital.
O concurso é uma realização da Belotur em parceria com as faculdades de gastronomia Promove, Estácio de Sá, UniArnaldo Centro Universitário, Centro Universitário UNA, UNIBH – Le Cordon Bleu e Senac. Neste ano, as seletivas aconteceram entre 4 e 18 de junho e a grande final ocorrerá no dia 5 de julho.
Confira os dois pratos finalistas de cada instituição:
Faculdade Promove
Afropork
Sanduíche de pernil braseado em molho rústico de tomate, acompanhado de molho de hortelã com abacaxi caramelizado e folhas de azedinha.
Dengo de Belô
Angu de fubá mimoso, ragu de costelinha, molho campanha quente de ora-pro-nóbis, finalizado com pipoca de torresmo.
UNIBH – Le Cordon Bleu
Angu de costela
Angu mole com queijo canastra, costela bovina desfiada em seu molho, farofa crocante de amendoim e vinagrete de quiabo.
Maçã encantada do amor
Maçã verde envolta em calda caramelizada à base de açúcar cristal, açúcar mascavo e leite condensado. O doce é finalizado com versões de coberturas que homenageiam ingredientes afro-mineiros e juninos: tapioca com rapadura e coco, amendoim tostado com canela e gengibre, chocolate, frutas vermelhas desidratadas e Pimenta.
UniArnaldo
Maravilhas da mandioca
Bolinhos de mandioca com dois recheios: bolinho de canjica doce, empanado com farinha de rosca e passada no açúcar refinado e canela; bolinho de frango com ora-pro-nóbis acompanhado de molho de jabuticaba com pimenta.
Encantado de preto
Brigadeiro aromático com canela, cravo e cocada. Cobertura fina e crocante de açúcar cristalizado.
Estácio de Sá
Pamonha de milho verde
Pamonha de milho verde recheada com carne desfiada, ora-pro-nóbis e queijo Canastra.
Angu do céu
Pastel de angu recheado com copa lombo suíno desfiado flambado na cachaça, ora-pro-nóbis e requeijão de raspa. Acompanha molho de pimenta artesanal e molho à campanha.
Centro Universitário UNA
Sabor dos ancestrais
Bolinhos de feijoada e farinha temperada acompanhados de molho de pimenta artesanal e molho de quentão de laranja.
Croquete quilombo
Croquete feito com fubá e milho, recheado com costelinha desfiada, dendê e canjiquinha. Acompanha vinagrete de quiabo ou molho de ervas com PANCs.
Faculdade Senac
Buraco quente
Pão de torresmo pincelado com calda de rapadura, creme de requeijão de raspa, ragu de costelinha suína no ketchup de goiabada e limão cravo, mostarda de abóbora e chips de inhame.
Dundun de costela com crosta de requeijão
Bolinhos de carne de costela bovina cozida e desfiada, misturada à mandioca amassada, temperada com ervas e especiarias; cobertos com crosta de requeijão e parmesão temperado, empanado no biscoito de polvilho triturado, e fritos em imersão.
Parceria com o Mercado Central KTO
A 46ª edição do Arraial de Belô manterá a parceria com o Mercado Central KTO, como ocorreu no último ano. Bares do tradicional centro de compras da capital mineira terão pontos de vendas de alimentos na Vila Gastronômica. Os estabelecimentos Casa Cheia, Bar Mané Doido, Lá no Mercado Café, Bom Grill e Bar Zé da Onça vão levar para o Mineirinho os aromas, sabores e a cultura de um dos pontos turísticos mais icônicos da cidade.
Boas Práticas
O Concurso Prato Junino, promovido pela Belotur, terá como prévia da grande final um Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, em parceria com o Cresan Mercado da Lagoinha, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), no dia 28 de junho, de 9h às 13h.
A qualificação em boas práticas na manipulação de alimentos é fundamental para quem deseja se profissionalizar na área gastronômica e será de grande utilidade para os finalistas que irão comercializar seus pratos na Vila Gastronômica no Arraial de Belô de 2025.
Para trabalhar estes alimentos da forma correta, a responsável por ministrar o curso, Tatiane Leo, nutricionista da equipe de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), irá compartilhar técnicas de higiene pessoal do manipulador, de limpeza dos alimentos e dos ambientes de preparo, além do uso adequado de embalagens e do transporte correto dos produtos. Haverá também o enfoque nos tipos de contaminações de alimentos existentes e em como evitá-las.
“É um prazer poder compartilhar com os participantes do Concurso do Prato Junino informações sobre as boas práticas de manipulação de alimentos. Essas ações são fundamentais para garantir ao público que vai prestigiar o festival um alimento produzido com segurança, sabor e qualidade”, afirma Tatiane.
Cada equipe competidora, que representa uma instituição, deverá se atentar também para os fatores relacionados à exposição dos alimentos, com as práticas aprendidas no curso para cuidados com a comercialização e descarte correto de óleo e lixo. Os comerciantes do Mercado Central KTO também participaram de um treinamento sobre higiene, boas práticas e manipulação de alimentos em eventos, visando a comercialização de produtos no Arraial de Belô. A capacitação foi realizada no auditório do tradicional centro de compras da capital.
46º Arraial de Belô
Em 2025, o Arraial de Belô chega à 46ª edição reafirmando o lugar entre os maiores festejos juninos do país, reconhecido oficialmente pelo Ministério do Turismo e pela Embratur. Na edição anterior, cerca de 80 mil pessoas participaram da pré-programação e dos quatro dias de festa, representando um crescimento de 35% no público diário em comparação com 2023.
A avaliação do público também foi extremamente positiva: o evento alcançou nota média 9,2 (em uma escala de 10), segundo levantamento do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão vinculado à Belotur. A Vila Gastronômica foi um dos grandes destaques, reunindo bares do Mercado Central e os vencedores do 5º Concurso Prato Junino.
O resultado foi um aumento médio de 54% nas vendas de alimentos e bebidas durante os quatro dias de evento, consolidando o Arraial como uma potência de cultura, sabor e movimentação econômica para a cidade.