Pular para o conteúdo principal

Três senhoras sorridentes.
Foto: Zaíra Magalhães

Idosos buscam envelhecimento ativo e saudável no CRPI

criado em - atualizado em
Em Belo Horizonte, as pessoas idosas contam com um espaço que oferece serviços com foco na sua valorização e defesa. O Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), que atende pessoas com 60 anos ou mais. O atendimento oferecido busca dar condições para um envelhecimento cercado de autonomia, dignidade e saúde.

Através do desenvolvimento de atividades socioeducativas, culturais e de lazer, no CRPI as pessoas idosas são incentivadas a fazer suas próprias escolhas e a resgatar projetos que se perderam ao longo da vida. Diariamente, mais de 350 pessoas frequentam o espaço, que conta com 15 funcionários nas áreas de gestão, administração e logística. Em 2018, o orçamento previsto para manutenção do espaço e realização das atividades é de 120,5 mil reais.

 

Maria de Lourdes Alves de Oliveira, a “Vozinha”, é usuária frequente do CRPI. Aos 94 anos, a senhora fala sobre seus 4 filhos, 11 netos, 14 bisnetos e 4 tataranetos, com muita lucidez e alegria. Presente no centro todos os dias da semana, ela participa das oficinas de dança, ginástica, pintura, voz e violão e teatro. “Aqui é meu segundo lar. Se não fosse pela amizade que eu tenho aqui, já teria morrido. Esse lugar é um ambiente sagrado. As pessoas são simples, humildes, alegres e me tratam com muito amor. Isso não pode acabar nunca!”, diz Vozinha, enfática, ressaltando que, ao lado dos seus tataranetos, os amigos que faz no CRPI são sua maior fonte de vida.


 
Como participar?

O CRPI oferece mais de 20 modalidades de atividades entre oficinas de artes e artesanato, música, turmas de Educação de Jovens e Adultos, aulas de informática, campeonatos de jogos de tabuleiro, atividades físicas e esportivas, bailes de dança de salão, teatro e orientação jurídica. 


Uma atividade lúdica que faz muito sucesso entre os usuários é a Tardes de Beleza. Uma marca de cosméticos oferece, periodicamente, maquiagem e penteado para as idosas participarem dos eventos no Centro. 


Presidente do Conselho Municipal do Idoso e coordenador do CRPI, Leandro Faria Campos reforça a importância desse trabalho na vida das pessoas idosas. “As ações iniciam com o conhecimento das especificidades de cada pessoa inserida, respeitando sua história, potencialidades e desejos latentes ao longo de sua trajetória de vida. Nossos projetos favorecem a superação de fatores como isolamento social, depressão, violações de direitos e outros aspectos adversos do processo de envelhecimento, promovendo o convívio social, estimulando a amizade entre os participantes e a preservação da memória”, conclui.
 


Centro de Referência da Pessoa Idosa

Rua Dom Pedro II, 3250 – Caiçara

(entrada pela Rua Perdizes, 336)

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 17h

Telefone: (31) 3277-7164

E-mail: crpi@pbh.gov.br

 

 

01/03/2018. CRPI. Foto: Zaíra Magalhães/PBH