Pular para o conteúdo principal

jogadores jogam futebol em campo de grama sintética.
Foto: Marcelo Machado/PBH

ICA e Radiante decidem o título do módulo A da Copa Centenário 2019 no dia 13/11

criado em - atualizado em

ICA e Radiante se enfrentam na quarta-feira, dia 13 de novembro, pela decisão do módulo A da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima, no Estádio Januário Carneiro (Campo do Santa Cruz), no bairro Maria Virgínia (regional Nordeste). O jogo, marcado para as 20h, marca o encerramento da edição 2019 da competição, que é organizada e realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

O Campo do Santa Cruz foi requalificado e modernizado, com instalação de gramado sintético, iluminação de led, traves e rede, além de reforma de vestiário e alambrado, em um projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O investimento foi viabilizado por meio de um termo de permissão de uso entre a Prefeitura e o Santa Cruz, o que possibilitou ao clube a obtenção de recurso privado para as obras.

 

Além de desonerar os cofres públicos dos custos de manutenção, o termo estabelece contrapartidas sociais em favor da Prefeitura, como a reserva obrigatória de horários para a utilização do espaço por projetos sociais e eventos do município e atividades de ensino esportivo (escolinhas) com o mínimo de 20% das vagas ofertadas gratuitamente e com finalidade social.

 

Modelos semelhantes de parceria foram firmados pela Prefeitura em outros dois equipamentos esportivos municipais – o Campo dos Reunidos, no bairro Alto dos Pinheiros (Noroeste) e o complexo esportivo Vila Morro das Pedras (Oeste).  

 

 “Esse novo modelo de gestão implantado pela Prefeitura é a solução definitiva para os campos de várzea do município, com redução de custeios aos cofres públicos, equipamentos de qualidade para a população e segurança jurídica para os investidores, independentemente da alternância de governos”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado. 

 

 

A decisão

O módulo A corresponde à Primeira Divisão – Adulto Masculino da Copa Centenário. O ICA Futebol Clube, do bairro Tupi (regional Nordeste), chega à decisão com a seguinte campanha: 2 a 1 sobre o Reunidos e 5 a 0 sobre o Monte Azul (primeira fase); 4 a 0 sobre o Milênio (oitavas de final); 4 a 1 sobre o JD (quartas de final); 2 a 0 sobre o Unidos da Leste (semifinal).

 

Já o Radiante Futebol Clube, do bairro Lagoa (Venda Nova), fez a seguinte campanha até a final: 2 a 0 sobre o JD e 2 a 1 sobre o Itatiaia Santa Terezinha (primeira fase); 1 a 0 sobre o AE JUSG (oitavas de final); 3 a 3 (3 a 2 nos pênaltis) sobre o Monte Azul (quartas de final); 3 a 0 sobre o São Luiz (semifinal).

 

 

Inclusão social

Um dos principais torneios amadores do Brasil, a Copa Centenário tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel das mesmas no processo de inclusão social dos praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhoria na qualidade de vida da população.

 

Os jogos da Copa Centenário são realizados nos campos de várzea municipais de Belo Horizonte. A competição mobilizou em 2019 mais de 5.400 participantes diretos, entre atletas e integrantes de comissão técnica, de quase 220 clubes distribuídos em oito módulos: Infantil, Juvenil, Adulto (A, B e C), Master e Feminino Adulto, além do Feminino Sub-17, criado pela Prefeitura em 2018.

 

Os campeões já definidos nesta temporada são o Itamarense (Infantil), São Bernardo (Juvenil), Tupinambás (Feminino Sub-17), Manchester (Feminino Adulto), Villa Real (Módulo C – Adulto Masculino), Américo (Módulo B - Adulto Masculino) e Cachoeirinha (Master). Resta somente a decisão do módulo A nesta quarta-feira.

 

 

Serviço

Final da Copa Centenário 2019 (Módulo A – Adulto Masculino)         
Jogo: ICA x Radiante   
Local: Estádio Januário Carneiro (Campo do Santa Cruz), rua do Contôrno, 504, bairro Maria Virgínia (região Nordeste), em Belo Horizonte
Data e horário: 13 de novembro (quarta-feira), às 20h   
Entrada gratuita