Pular para o conteúdo principal

Hospital Público Veterinário não funcionará no próximo dia 12
Amira Hissa/PBH

Hospital Público Veterinário não funcionará no próximo dia 12

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que o Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte não funcionará nesta sexta-feira (12). Nessa data, o local passará por uma dedetização completa das dependências e não fará atendimento externo. As atividades serão retomadas normalmente na segunda-feira (15), sempre das 8 às 17 horas.

Os animais que estiverem internados serão encaminhados para a Uni-BH durante o período da dedetização e estarão de volta ao Complexo Veterinário no dia 15.

O atendimento a gatos acometidos por esporotricose, que normalmente acontece aos sábados, não acontecerá neste dia 13, também devido à dedetização. Esse atendimento específico será retomado no dia 20 de janeiro.

Somente em 2023, de janeiro a novembro, o Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte (CPVBH) já atendeu, gratuitamente, 7.382 cães e gatos. Além disso, foram realizadas 1.239 cirurgias, sempre sem custos para os tutores. Uma novidade deste ano foi a introdução do tratamento exclusivo de esporotricose, com um atendimento específico para gatos sendo realizado aos sábados.

Mais de 7.300 atendimentos

Desde que foi aberto, em julho de 2022, até novembro deste ano, o Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte já realizou 11.228 atendimentos gratuitos a cães e gatos de tutores de baixa renda da capital. Foram 6.214 consultas, 3.231 retornos e 1.783 emergências, além de 1.404 cirurgias. Foram atendidos um total de 8.509 cães e 2.859 gatos.

Somente neste ano, de janeiro a novembro, já foram 7.382 atendimentos (4.177 consultas, 1.988 retornos e 1.217 emergências) e 1.239 cirurgias realizadas, sempre em cães e gatos. Além disso, neste ano o Complexo iniciou atendimento especializado a pacientes (cães e gatos) com esporotricose, doença infecciosa grave.

O público-alvo do Complexo Veterinário são os animais cujos tutores sejam de baixa renda ou vulneráveis. Para isso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). O cidadão encontra outras instruções e tira dúvidas on-line.

O atendimento é sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O Complexo Público Veterinário tem capacidade para realizar até 30 atendimentos por dia, entre consultas, retornos e emergências. Diariamente, são distribuídas 30 senhas a partir das 8 horas.

Aos sábados, há atendimento exclusivo somente de gatos com esporotricose. Os tutores recebem um kit para o tratamento do felino. Esse atendimento é feito apenas sob agendamento e com encaminhamento feito por um médico veterinário.

O secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, José Reis, elogia o trabalho desempenhado pela equipe do Complexo: “Mesmo com uma infraestrutura limitada, que só lhes permite atender 30 animais por dia, esses profissionais se dedicam a essa missão com muita garra e competência, entregando um serviço de excelência para toda a população da capital”.

Para a subsecretária de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Maria Clara Rêgo, é um orgulho para a cidade ter um complexo veterinário disponível para atendimento a todos os cidadãos de BH, especialmente os de baixa renda. “Muitas famílias sacrificam o dinheiro que têm para cuidar de seus animais, e é um alento saber que a Prefeitura disponibiliza esse serviço para os filhos de quatro patas da família”, comentou.

O Complexo Público Veterinário é composto pelo Centro Médico Veterinário Odete Ferreira Martins, pelo Instituto Médico Veterinário Legal de Belo Horizonte – o primeiro no Brasil – e pelo Grupo de Resgate Animal. Conta com equipamentos hospitalares e ambulatoriais avançados e uma ambulância veterinária, utilizada para a transferência de animais e atendimento em instituições parceiras. Cães e gatos que apresentam quadros mais graves e necessitam de tratamento específico podem ser atendidos, sem custo, em outras instituições, como no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH).

O CPV agora está com novo telefone de contato: (31) 98778-2003.