Pular para o conteúdo principal

Hospital veterinário atende diversas especialidades
Divulgação/PBH

Hospital Público Veterinário já realizou mais de 250 cirurgias em sete meses

criado em 23/02/2022 - atualizado em 23/02/2022 | 17:43

Inaugurado na metade de 2021, o Hospital Público Veterinário realizou, de julho a janeiro deste ano, mais de 250 cirurgias de pequena, média ou grande complexidade. A unidade dispõe de infraestrutura prevista para um bloco cirúrgico, com equipamentos importados, oxigênio, materiais de anestesia inalatória, entre outros. 

No hospital, são realizados todos os tipos de cirurgias presentes na medicina veterinária: ortopédicas, eletivas, corretivas e emergenciais. Essas cirurgias contam com a parceria da Faculdade de Medicina Veterinária da UniBH, por meio de mão de obra especializada e cessão de tecnologia. 

Localizado na rua Albert Scharle, 79, bairro Madre Gertrudes, o novo Hospital Público Veterinário tem como proposta o atendimento gratuito para cães e gatos de famílias que residem na cidade e não possuem condições de pagar tratamentos veterinários, com atendimento de urgência, exames de imagem e laboratoriais, cirurgias, internação. Além disso, o equipamento apresenta o primeiro Instituto Médico Veterinário Legal do país, que atua no acompanhamento e investigação de casos de maus tratos contra animais. 

Para que um animal se submeta gratuitamente a uma cirurgia, o primeiro passo é o tutor encaminhá-lo para consulta na unidade. Verificada a necessidade de cirurgia, ele entra em uma fila de espera, na qual são priorizados os procedimentos de urgência. 

Os documentos necessários para ingresso do usuário são Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte, além de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O atendimento segue todos os protocolos sanitários necessários em razão da Covid-19, respeitando todas as regras definidas pelas autoridades de saúde. Os responsáveis pelos animais só serão atendidos mediante o uso de máscaras. 

De acordo com o diretor do Hospital Público Veterinário, Aldair Pinto, os números de cirurgias realizadas já mostram, por si só, o cuidado da cidade com a causa animal. “O Hospital Público de BH já ultrapassa o quantitativo de cirurgias feitas por período em qualquer outra unidade do Brasil. A quantidade de animais operados é muito grande, atendendo uma importante parcela da população que precisa destes serviços. Isso é mais uma prova do compromisso da administração municipal com a saúde dos animais”, afirma. 

O gerente de Defesa dos Animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maciel, destacou a importância do equipamento no rol das políticas públicas municipais. “Esta é uma aquisição muito importante para Belo Horizonte, pois promove uma política pública efetiva, não só no atendimento e cuidados de cães e gatos, mas também na promoção de melhoria na saúde pública. Estamos entregando um serviço inédito, com tecnologia de ponta e profissionais capacitados para o efetivo atendimento da demanda”, conclui.