Pular para o conteúdo principal

Hospital Odilon Behrens oferta conforto pré-cirúrgico para pacientes pediátricos
Divulgação/PBH

Hospital Odilon Behrens oferta conforto pré-cirúrgico para pacientes pediátricos

criado em - atualizado em

Para ofertar conforto às crianças antes de procedimentos cirúrgicos, a equipe de anestesistas do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, conta agora com um robô projetor que combina iluminação e som. A utilização do equipamento tem o objetivo de reduzir a ansiedade dos pacientes e criar um ambiente calmo e agradável.

Com isso, antes da sedação, os profissionais apagam as luzes e utilizam o robô para fazer projeções, do céu estrelado e tocando uma música, por exemplo, o que deixa as crianças tranquilas até que o anestesista aplique as medicações. Essa estratégia tem sido importante, inclusive, porque muitas vezes o paciente não tem acesso venoso e essa medida ajuda no relaxamento.

Tendo como foco a humanização do cuidado, o HOB busca proporcionar experiências positivas aos pacientes e familiares, com uma estrutura acolhedora para todos os atendidos. Para o coordenador do serviço de anestesiologia e responsável pela iniciativa, Thadeu Alves, o resultado é satisfatório e tem facilitado a atuação dos profissionais.

“O bloco cirúrgico sempre é um ambiente muito estranho para todos eles. Portanto, a gente busca proporcionar um pouquinho de distração. O robozinho tem sido um diferencial no atendimento. Além de projetar as imagens e tocar músicas, também adicionamos um cheiro mais adocicado ao vapor na hora do paciente receber a anestesia por inalação. Com essas ações, nós conseguimos amenizar o processo, do qual eles têm tanto medo ", ressaltou.

A coordenadora do bloco cirúrgico, Roziane Savia, ressaltou a importância do projeto e os benefícios trazidos às crianças e às equipes. “A mãe, normalmente, entrega a criança para o anestesista na porta do bloco cirúrgico. Ela está saindo de perto da mãe e entrando em um ambiente desconhecido, com pessoas desconhecidas, e isso é um momento de muito estresse. Esse método tem ajudado no relaxamento para que o profissional consiga realizar o trabalho tranquilamente”, concluiu.