Pular para o conteúdo principal

Hospital Odilon Behrens completa, em 2024, 80 anos de dedicação à saúde pública
Foto: PBH/Divulgação

Hospital Odilon Behrens completa, em 2024, 80 anos de dedicação à saúde pública

criado em - atualizado em

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), completará 80 anos em 2024, seguindo com o compromisso de garantir a assistência aos pacientes da capital e de outros municípios. Até o dia 30 de março, data de fundação do hospital, a PBH publicará uma série de matérias especiais que destacarão a história da instituição.

 

Atualmente, o HOB realiza atendimentos em clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, cirurgia vascular, pediatria, neonatologia, ginecologia e obstetrícia, sendo referência em gestação de alto risco e cuidado às gestantes com doença falciforme.

 

Já o acompanhamento em neurologia e neurocirurgia é referência para os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

Além disso, o HOB é o único hospital da rede SUS-BH a ofertar atendimento odontológico de urgência.

 

Ao longo dos quase 80 anos de trajetória, o hospital incorporou novas unidades e, atualmente, é sede do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, que conta com outras cinco unidades assistenciais: UPA Odilon Behrens, Ambulatório de Especialidades Multiprofissional, Unidade Hospitalar Nossa Senhora Aparecida (UHNSA), Unidade Hospital Dia Cirúrgico (UHDIA) e Casa da Gestante, bebê e puérpera.

 

Com cerca de 2.800 funcionários e 521 leitos, o HOB é o segundo hospital que mais realiza internações pelo SUS em Belo Horizonte. Somente em 2023 foram mais de 20 mil Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) aprovadas.

 

Também no ano passado foram mais de 200 mil atendimentos de urgência e emergência, com uma média de 570 pacientes por dia. Além disso, foram realizados cerca de 160 mil exames de imagem, 1,4 milhão de exames laboratoriais e mais de 10 mil cirurgias de urgência e eletivas. Esses números mostram um aumento de 14,45% em relação aos procedimentos cirúrgicos realizados em 2022.

 

Como parte das ampliações estruturais para manter a assistência à população, o Complexo HOB ganhará mais uma unidade, com a inauguração do novo prédio da maternidade. Serão 100 leitos, sendo 50 para neonatos que necessitam de cuidado especializado, um crescimento de 25% na capacidade atual. Além de outros 50 para o alojamento conjunto, destinados a mães e bebês saudáveis, representando um aumento de 85% na oferta. A previsão é que o prédio seja entregue em dezembro deste ano.

 

Ao longo dos anos, a resiliência das equipes e a capacidade de transformação para lidar com momentos de alta pressão assistencial puderam ser testemunhados em diferentes momentos da história da instituição, como durante a pandemia de covid-19. Somente o HOB chegou a ter 100 leitos de enfermaria e 40 leitos de CTI adulto e pediátrico, mantendo ainda os atendimentos nas portas de urgência. Para a superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, Taciana Malheiros, comemorar os 80 anos é celebrar a vocação e compromisso com o SUS e com toda a população que é acolhida e tratada nas unidades.

 

“É um privilégio estar na superintendência do HOB em um ano tão especial! São 80 anos de ofertas importantes para os servidores da PBH, inicialmente, e após a década de 90, com a conquista e implantação do Sistema Único de Saúde brasileiro, esse hospital se consolida como um dos mais importantes pontos de atenção no SUS-BH. É tempo de agradecer, comemorar, valorizar e avançar! Parabéns ao HOB, Viva o SUS BH!”, comemora Taciana Malheiros.

 

História

 

Em 30 de março de 1944 foi inaugurado, na gestão prefeito Juscelino Kubistcheck, o Hospital Municipal, destinado ao atendimento exclusivo aos servidores da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Oito décadas depois, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) se consolida como unidade indispensável ao atendimento gratuito e de qualidade da população da capital e região metropolitana, se dedicando ao SUS em sua integralidade de cuidado, ensino e assistência humanizada.

 

O prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico, tem  projeto arquitetônico concebido no estilo Art Déco, projetado pelo arquiteto Rafaello Berti, e conserva o passado da instituição, ao mesmo tempo em que se abre continuamente para inovações, adaptações, novos conhecimentos e processos de gestão e cuidado assistencial, fazendo do HOB referência no cuidado com a vida, da gestação à saúde do idoso.