Pular para o conteúdo principal

Hospital Metropolitano Odilon Behrens recebe mais de 100 novos residentes
Divulgação/PBH

Hospital Metropolitano Odilon Behrens recebe mais de 100 novos residentes

criado em - atualizado em

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, recebeu mais 126 residentes. Eles fazem parte dos programas de Residência Médica e Multiprofissional e terão a oportunidade de integrar as equipes de uma importante unidade da rede SUS-BH, que presta atendimento à população da capital e de municípios da região metropolitana. O objetivo dos programas é proporcionar uma formação integrada, para qualificar esses profissionais e prepará-los para atuar em diferentes situações assistenciais. 

O Programa de Residência Médica conta, agora, com 86 novos residentes. Na formação ofertada os alunos terão a oportunidade de aprimorar as habilidades clínicas, diagnósticas e cirúrgicas nas diversas especialidades, como psiquiatria, pediatria, ortopedia e traumatologia, neurologia, neurocirurgia e neonatologia, por exemplo. Já o Programa de Residência Multiprofissional, que conta com 40 novos alunos, é voltado para áreas como saúde da mulher, da criança e do idoso, atenção básica, urgência e emergência e saúde mental.  

“A chegada de novos residentes é motivo de grande orgulho para o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, um hospital 100% SUS, comprometido com a formação de excelência de profissionais de saúde. Aqui, os residentes têm a oportunidade de aprender na prática, enfrentando os desafios reais da assistência pública e desenvolvendo não apenas habilidades técnicas, mas também um olhar humanizado e comprometido com a população. Investir na qualificação desses profissionais é fortalecer o SUS e garantir um atendimento de qualidade para todos que dependem dele”, destacou a diretora assistencial, ensino e pesquisa do HOB, Vanessa Vilela Caires. 

Ampliação

Em 2025, o HOB ampliou o Programa de Residência Médica, com quatro novas vagas em pediatria, e uma em neurologia. Outro incremento foi o credenciamento da especialidade de psiquiatria da infância e da adolescência, uma importante oferta para fortalecer o cuidado da Rede de Atenção Psicossocial de Belo Horizonte.