Pular para o conteúdo principal

fachada Hospital Dr Célio de Castro
Foto: Amira Hissa

Hospital Dr Célio de Castro promove atividade no Dia Mundial de Combate ao AVC

criado em - atualizado em

No Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), celebrado em 29 de outubro, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) leva à comunidade do Barreiro o projeto “Falando sobre AVC”. O objetivo é disseminar informações de autocuidado, sinais e sintomas da doença, tendo em vista que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é considerado uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais rápido o tratamento, maior a chance de sobrevida ou recuperação completa.


O evento acontecerá na próxima segunda-feira, dia 29, das 9 às 11 horas, no Centro Poliesportivo Milionários (rua David Fonseca, 1386). Na oportunidade também serão abordados temas como fatores de risco, reabilitação e prevenção da doença.


O evento contará ainda com serviços para alertar sobre os principais fatores de risco para o AVC como pressão alta, diabetes e tabagismo. Haverá serviço de aferição da pressão e teste de glicemia, apresentação do programa oferecido pelo SUS-BH para parar de fumar, e ainda, um teste para reconhecer o risco da doença.


Segundo o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a causa mais frequente de óbito na população adulta brasileira e é também, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a primeira causa de incapacidade no mundo. O Brasil apresenta a quarta taxa de mortalidade por AVC entre os países da América Latina e Caribe.

 

HMDCC


Portaria publicada pelo Ministério da Saúde reconhece a Unidade de AVC do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro como Tipo III. Essa habilitação significa dizer que a Unidade oferece profissionais, tecnologia de exames e protocolo que englobam todo o cuidado ao paciente com AVC.


A Unidade de AVC do HMDCC foi inaugurada em agosto de 2017 e tem 35 leitos. No primeiro semestre de 2018, atendeu 588 pacientes encaminhados pela Central de Internação-BH. A média de internação no HMDCC varia entre 7 a 10 dias.