19 October 2022 -
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), gerido pela Prefeitura de Belo Horizonte, recebeu nota máxima na pesquisa de satisfação Net Promoter Score (NPS). Isso significa que 100% das pessoas entrevistadas avaliaram o atendimento recebido na instituição com notas 9 e 10. Essa é uma metodologia que utiliza dados quantitativos e qualitativos para medir o quanto os clientes estão satisfeitos com a experiência de uma determinada organização.
O modelo de pesquisa foi implementado na instituição em 2021 e, desde então, vem sendo acompanhado como uma informação estratégica para a gestão do cuidado e implementação de processos contínuos de melhorias. Para o diretor executivo do HMDCC, Danilo Borges Matias, esse resultado fortalece algo que é fundamental: o reconhecimento do trabalho desenvolvido no SUS.
“O usuário está nos dizendo que está satisfeito com o atendimento recebido aqui e que confia na instituição. Esse resultado também valida o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) adotado, uma vez que os serviços de apoio ao cuidado assistencial também são avaliados”, destaca.
O HMDCC tem como meta para o ano de 2022 manter a nota da Pesquisa de Satisfação NPS acima de 94% de aprovação.
Entenda a metodologia
A métrica NPS mensura a satisfação do usuário e sua fidelidade a partir da seguinte pergunta: de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar o hospital para amigos e familiares?
As notas de 0 a 6 caracterizam os detratores, notas 7 e 8 caracterizam os neutros, e notas 9 e 10 caracterizam os promotores. O resultado do NPS é a diferença entre o percentual de promotores e o percentual de detratores.