2 Maio 2024 -
Nos dois meses de funcionamento, o hospital de campanha, estruturado pela Prefeitura de Belo Horizonte na regional Norte da cidade, foi responsável por mais de 7.794 atendimentos e 1.328 internações. A unidade foi instalada para garantir atendimento ágil e ampliar o acesso da população com sintomas de dengue, zika e chikungunya aos serviços de saúde da rede SUS-BH.
A unidade segue atendendo todos os dias, durante 24 horas. Em dois meses de funcionamento, o hospital de campanha atendeu um volume de pacientes superior a uma UPA, se considerarmos o mesmo período. “Na UPA Nordeste, por exemplo, foram 4.800 atendimentos às pessoas com suspeita de dengue. A estratégia da Prefeitura de implantar o hospital foi essencial para conseguirmos garantir a assistência adequada, em um cenário de grande pressão na demanda por atendimento”, explicou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
O hospital de campanha funciona em uma estrutura montada na área da UPA Norte e conta com um Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA), para o atendimento de pessoas com sintomas de dengue, como dor atrás dos olhos, febre e manchas vermelhas na pele. Além de uma Unidade de Reposição Volêmica (URV), com leitos para a hidratação venosa de pacientes que precisam ficar internados, ou seja, recebendo assistência contínua durante um período de tempo maior.
A Secretaria Municipal de Saúde monitora diariamente o cenário epidemiológico e assistencial do município e mantém o atendimento às arboviroses em unidades de saúde. Os endereços e horários de funcionamento devem ser verificados no portal da Prefeitura.