Pular para o conteúdo principal

Hospital Célio de Castro desenvolve aplicativo para otimizar gestão de leitos
Foto: Divulgação/PBH

Hospital Célio de Castro desenvolve aplicativo para otimizar gestão de leitos

criado em - atualizado em

Para garantir plena assistência aos usuários do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), instituição de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, foi implementado um Web App que mostra a ocupação dos 460 leitos da instituição. A plataforma, desenvolvida pelo setor próprio de Tecnologia da Informação (TI) da unidade, pode ser acessada pela equipe gestora por meio de um link. Com a novidade é possível monitorar, até mesmo pelo celular, a ocupação dos leitos. 

Anteriormente, as informações eram disponibilizadas aos gestores duas vezes ao dia, nos períodos da manhã e noite. Agora, é possível observar as alterações praticamente em tempo real, já que as atualizações são feitas a cada 15 minutos. Para o secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, o novo sistema tem sido essencial para o cuidado dos atendidos. “A dinamicidade das informações nos possibilita mais agilidade no manejo dos pacientes, com o objetivo primordial de garantir o pleno atendimento aos usuários no hospital”, reforçou. 

Além de apresentar a ocupação de leitos de cada setor, o aplicativo disponibiliza o status de cada um deles. Ou seja, é possível saber quantos estão sendo higienizados, as reservas que já foram feitas, as previsões de alta e os leitos que estão indisponíveis, seja para manutenção ou outro motivo.

“A principal missão de um hospital, especialmente do HMDCC, é promover o acesso e qualidade da atenção prestada ao usuário. Esse aplicativo é uma ferramenta preciosa que subsidia a gestão hospitalar na promoção do maior giro de leitos”, afirma a diretora executiva do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, Maria do Carmo.