Pular para o conteúdo principal

Oito alunos, sentados em suas carteiras, em sala de aula.
Foto: Divulgação PBH

Horário de escolas de Educação Infantil será ampliado em 2020

29/11/2019 | 12:38 | atualizado em 02/12/2019 | 17:37

A Prefeitura de Belo Horizonte vai ampliar, a partir do ano que vem, o horário de funcionamento das escolas infantis de tempo parcial e integral. Em 2020, os alunos em tempo integral poderão permanecer nas unidades por até 10 horas, tempo máximo recomendado para o atendimento diário escolar. Já os alunos com turnos parciais terão o horário estendido para 4 horas e meia.

 

Para os pais que optarem pela escola em tempo integral, as inscrições que começaram no último dia 13, terminam em 4 de dezembro, pelo portal da Prefeitura. O novo horário padrão para a educação infantil em tempo integral será de 7h às 17h. Já alunos com turnos parciais terão aulas de 7h às 11h30 ou de 13h às 17h30.

 

A secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, explica que a permanência dos alunos durante até 10 horas nas escolas atende à comunidade e facilita o contraturno para as atividades em tempo integral. “A ampliação do horário atende a uma demanda da comunidade escolar, sobretudo às mães e responsáveis que trabalham durante todo o dia. Além disso, permite melhor adequação dos estudantes às atividades fora da sala de aula e ao tempo destinado à convivência familiar”.

 

Lidiane Fontana Ferreira, 38 anos, é mãe e comemora o aumento no horário escolar da rede municipal. “Eu prefiro mais tempo na escola, porque tenho um filho e um enteado, e fica complicado ter que deixar as crianças na casa da minha sogra, que está com 70 anos de idade”, diz ela, que já fez a inscrição das crianças para conseguir as vagas na escola em tempo integral.

 

“Agora dá pra eu e meu marido trabalharmos com mais tranquilidade. Além disso, as crianças têm vida social ativa e atividades que ajudam no desenvolvimento, como a música, por exemplo”. Segundo Lidiane Ferreira, a dedicação dos professores e o ensino da rede municipal são muito bem avaliados pela comunidade.

 

 

Vagas garantidas

Todas as crianças com idade entre 3 e 5 anos – e que foram cadastradas – têm vaga garantida na Educação de Belo Horizonte. Aquelas na faixa entre 0 e 2 anos, cadastradas, serão direcionadas de acordo com a disponibilidade de vagas nas instituições.

 

A secretária Ângela Dalben lembra que, em 2017, a fila de espera na Prefeitura de Belo Horizonte era superior a 37 mil crianças. “Encontramos no primeiro cadastramento escolar para a Educação Infantil, uma demanda histórica, com uma extensa fila de espera. Por determinação da Prefeitura, trabalhamos no sentido de garantir que todas as crianças tenham sua vaga e, hoje, temos a satisfação de dizer que estamos quase zerando essa lista. Com toda criança na escola, nosso desafio em 2020 será ampliar os tempos de oferta”, ressaltou. 


Últimas Notícias

Jovens jogam futebol em quadra Prefeitura inicia projeto de esportes para jovens em conflito com a lei

Os jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas terão oportunidade de frequentar, gratuitamente, oficinas esportivas.

13/12/2019 | 17:05
Prédio comercial na rua Caetés Comerciantes comemoram antecipação do décimo terceiro salário pela Prefeitura

A expectativa é que sejam injetados cerca de R$ 105 milhões na economia da capital.

13/12/2019 | 11:35