Pular para o conteúdo principal

Oito alunos, sentados em suas carteiras, em sala de aula.
Foto: Divulgação PBH

Horário de escolas de Educação Infantil será ampliado em 2020

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai ampliar, a partir do ano que vem, o horário de funcionamento das escolas infantis de tempo parcial e integral. Em 2020, os alunos em tempo integral poderão permanecer nas unidades por até 10 horas, tempo máximo recomendado para o atendimento diário escolar. Já os alunos com turnos parciais terão o horário estendido para 4 horas e meia.

 

Para os pais que optarem pela escola em tempo integral, as inscrições que começaram no último dia 13, terminam em 4 de dezembro, pelo portal da Prefeitura. O novo horário padrão para a educação infantil em tempo integral será de 7h às 17h. Já alunos com turnos parciais terão aulas de 7h às 11h30 ou de 13h às 17h30.

 

A secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, explica que a permanência dos alunos durante até 10 horas nas escolas atende à comunidade e facilita o contraturno para as atividades em tempo integral. “A ampliação do horário atende a uma demanda da comunidade escolar, sobretudo às mães e responsáveis que trabalham durante todo o dia. Além disso, permite melhor adequação dos estudantes às atividades fora da sala de aula e ao tempo destinado à convivência familiar”.

 

Lidiane Fontana Ferreira, 38 anos, é mãe e comemora o aumento no horário escolar da rede municipal. “Eu prefiro mais tempo na escola, porque tenho um filho e um enteado, e fica complicado ter que deixar as crianças na casa da minha sogra, que está com 70 anos de idade”, diz ela, que já fez a inscrição das crianças para conseguir as vagas na escola em tempo integral.

 

“Agora dá pra eu e meu marido trabalharmos com mais tranquilidade. Além disso, as crianças têm vida social ativa e atividades que ajudam no desenvolvimento, como a música, por exemplo”. Segundo Lidiane Ferreira, a dedicação dos professores e o ensino da rede municipal são muito bem avaliados pela comunidade.

 

 

Vagas garantidas

Todas as crianças com idade entre 3 e 5 anos – e que foram cadastradas – têm vaga garantida na Educação de Belo Horizonte. Aquelas na faixa entre 0 e 2 anos, cadastradas, serão direcionadas de acordo com a disponibilidade de vagas nas instituições.

 

A secretária Ângela Dalben lembra que, em 2017, a fila de espera na Prefeitura de Belo Horizonte era superior a 37 mil crianças. “Encontramos no primeiro cadastramento escolar para a Educação Infantil, uma demanda histórica, com uma extensa fila de espera. Por determinação da Prefeitura, trabalhamos no sentido de garantir que todas as crianças tenham sua vaga e, hoje, temos a satisfação de dizer que estamos quase zerando essa lista. Com toda criança na escola, nosso desafio em 2020 será ampliar os tempos de oferta”, ressaltou.