Pular para o conteúdo principal

HOB unifica CTIs e inaugura nova Unidade de Cuidados Intensivos Adultos
Foto: Divulgação

HOB unifica CTIs e inaugura nova Unidade de Cuidados Intensivos Adultos

criado em - atualizado em

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) inaugurou sua nova Unidade de Cuidados Intensivos Adultos (UCIA), que reúne quatro dos cinco CTIs do hospital em um único espaço físico, integrando as equipes, otimizando recursos e processos e trazendo um atendimento ainda melhor para os pacientes. 

A UCIA conta com 40 leitos, tem melhor climatização e disposição de estações de trabalho, além de contar com uma farmácia satélite e dois amplos leitos isolados. O projeto foi desenvolvido pela Gerência de Arquitetura Predial do HOB e as obras foram conduzidas pela equipe da Gerência de Infraestrutura. Além das obras de adequação do espaço, houve, ainda, a instalação de dois novos geradores de energia que vão garantir maior segurança à assistência, em caso de falha pontual no fornecimento de energia elétrica, e condições adequadas para o funcionamento de equipamentos e climatizadores do novo espaço.

O secretário municipal de saúde, Jackson Machado, e a secretária municipal adjunta de saúde, Taciana Malheiros, compareceram à cerimônia de entrega das obras e parabenizaram a diretoria do HOB e os funcionários pela entrega da nova UCIA ao SUS-BH. Os dois gestores lembraram-se da empolgação com que receberam o projeto, reforçando que o apoio se deveu ao reconhecimento da competência e compromisso do HOB com a saúde pública na cidade. 

Jackson Machado frisou a missão da gestão pública, materializada no novo CTI, em otimizar recursos e oferecer sempre a melhor assistência ao paciente. “Tudo o que fizermos para reduzir gastos desnecessários, para otimizar resultados, para fortalecer os nossos processos de trabalho e, principalmente, azeitar a máquina que traz tanta dedicação, tanto compromisso e tanto cuidado de qualidade, tem que ser feito. E é por essa razão que o apoio a esta iniciativa foi irrestrito, desde o início. A multidisciplinariedade fica reforçada em um ambiente único. Diminui-se os gastos desnecessários e aumenta-se a eficiência e, necessariamente, o mais beneficiado disso é o nosso paciente, que é o motivo da vida da gente”, afirmou o secretário. 

Taciana Malheiros elogiou o foco na excelência e no paciente, observado no novo espaço e na assistência prestada pelo HOB. “Eu quero parabenizar vocês todos por essa entrega tão importante. De uma forma muito ágil, uma estrutura maravilhosa e o paciente sempre no centro da atenção. O hospital Odilon Behrens e a equipe são exemplos disso. A gente sempre tem uma inovação aqui e vocês estão sempre buscando o melhor. É com muito prazer mesmo que a gente vem para poder inaugurar e compartilhar esse momento tão feliz que é para vocês, que é para nós da Secretaria e é para os nossos pacientes”, parabenizou. 

O superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, Danilo Borges Matias, entregou as obras reforçando seu simbolismo para os profissionais e pacientes do HOB. O novo CTI foi construído no mesmo espaço que ocupou a enfermaria Covid-19. A pandemia adiou o projeto, mas conferiu ainda mais valor a uma modernização há muito esperada. “Hoje realmente é um dia muito feliz para nós. É um momento de celebração, de gratidão e de emoção após uma pandemia em que estamos vivos e ajudamos muitos a sobreviver e utilizamos, da melhor maneira, as oportunidades que nos foram dadas. Nós conseguimos transformar uma área obsoleta em uma área moderna e funcional. O momento agora é de valorização e gratidão. Os ventos que impulsionam o Odilon são os ventos do progresso e de melhoria contínua e de construção coletiva. Obrigado a todos vocês e sejam felizes nesta nova casa”, celebrou.