22 August 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte vai ativar o Posto de Comando para acompanhamento da Virada Cultural 2025, garantindo a segurança dos participantes. O monitoramento será feito no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e reunirá representantes de 16 instituições municipais e estaduais, com acesso a quase 5 mil câmeras distribuídas pela cidade para a gestão integrada do evento. A Guarda Civil Municipal atuará durante toda a Virada com cerca de 500 agentes e 50 viaturas.
A corporação empenhará viaturas de quatro rodas, motos, bicicletas e patrulhamento a pé em pontos estratégicos. Haverá atuação no trânsito, patrulhamento e presença em todos os locais com programação, reforçando a segurança preventiva e de proximidade, em parceria com as demais forças de segurança.
Os agentes também estarão focados no combate a flanelinhas e atuarão nos principais corredores de trânsito. As equipes auxiliarão no fluxo de veículos e vão garantir a organização das vias de acesso aos locais da programação. O patrulhamento abrangerá ainda as plataformas de embarque e desembarque do transporte coletivo.
O Posto de Comando será ativado no sábado (23), das 17h às 4h30, e no domingo (24), das 12h às 22h30. A atuação conjunta envolverá a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além do próprio COP- BH. Também fazem parte representantes do Samu, Subsecretaria de Fiscalização, SLU, Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, BHTrans, Sumob, MetrôBH e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
A integração possibilitará respostas rápidas em situações de urgência ou crise, com foco na segurança da população, na mobilidade urbana e no cumprimento das normas municipais.
Banda da Guarda toca rock
A Banda de Música da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte vai marcar presença na Virada Cultural com um show especial dedicado ao rock. O grupo se apresenta no domingo (24), às 9h, no palco gramado do Parque Municipal Américo René Giannetti, com repertório que promete revisitar clássicos de diferentes gerações.
Formada por 37 instrumentistas, a Banda da Guarda tem 18 anos de trajetória e uma agenda de apresentações que percorre os mais diversos cantos da capital. Conhecida pela versatilidade, o grupo transita por estilos variados e nesta edição da Virada, vai surpreender o público com releituras de artistas como Guns N’ Roses, Iron Maiden, Bon Jovi, Queen e Raul Seixas.
A participação da banda foi viabilizada por meio do edital da Virada Cultural, que selecionou dezenas de iniciativas artísticas da cidade. Entre os projetos aprovados, a Banda da Guarda se destaca como símbolo da aproximação entre a instituição e a sociedade civil, mostrando que a música também é instrumento de prevenção, diálogo e presença cidadã.
“Nosso objetivo é oferecer música de qualidade, alegria e entretenimento com um repertório diversificado. Mais do que isso, buscamos mostrar à sociedade que a Guarda Civil também atua na prevenção em várias frentes e a música é o nosso elo com a população”, afirma o subinspetor Eustáquio, responsável pela Banda da Guarda.