Pular para o conteúdo principal

Abordagem educativa da Guarda Municipal
Foto: Divulgação/PBH

Guarda Municipal promove ação contra a importunação sexual no transporte público

criado em - atualizado em

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte promove nesta sexta-feira, dia 9, de 6h30 às 9h, uma ação de conscientização para o combate à importunação sexual no transporte público, na Estação Pampulha do MOVE. Serão distribuídas cartilhas educativas, que contemplam uma rápida explicação sobre as formas de configuração do crime e traz os telefones para denúncias.

 

O Grupo de Combate à Importunação Sexual no Transporte Público foi criado em setembro de 2018 pela Prefeitura de Belo Horizonte, e neste período já foram realizadas 230 ações de conscientização no transporte coletivo e em equipamentos públicos.

 

A partir do incentivo ofertado pelo poder público, as vítimas do assédio no transporte público se sentiram encorajadas a denunciar. Em três anos de campanha, a Guarda Civil Municipal já atendeu a 71 ocorrências, que terminaram com a prisão de abusadores, e o botão do assédio já foi acionado 50 vezes.

 

Botão do assédio

 

O botão do assédio  passou a funcionar em todos os ônibus da capital em novembro de 2018, instalado pelo Consórcio Operacional de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil).

 

Após o botão ser acionado pelo motorista, a BHTrans consulta o GPS para saber a localização exata do veículo e aciona a Central da Guarda Civil Municipal, que envia a viatura mais próxima para que os agentes interceptem o ônibus e conduzam os envolvidos à delegacia especializada no atendimento à mulher vítima de violência. Esse processo tem ocorrido, em média, em apenas 10 minutos.

 

A iniciativa conquistou, em 2019, o Selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e, em 2020, conquistou um prêmio internacional, com a categoria prata na modalidade Cidade Segura do 4º Prêmio WeGo (Organização Mundial de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, sediada em Seul, na Coreia do Sul).