Pular para o conteúdo principal

Guarda Municipal participa de capacitação sobre Normas Internacionais de Direitos Humanos
Foto: PBH/ Divulgação

Guarda Municipal participa de capacitação sobre Normas Internacionais

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte deu início, na sexta-feira (9), a uma capacitação destinada a agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), com aulas ministradas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que terá carga horária total de 60 horas, O Curso de Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicado às Forças de Segurança está sendo viabilizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) a um grupo composto por 50 guardas municipais, que atuarão como multiplicadores para o restante do efetivo.

 

O curso foi criado pelo próprio CICV, a partir da experiência adquirida em situações de crise e em assistências humanitárias prestadas em diversas partes do mundo A capacitação acontecerá de forma híbrida, com aulas presenciais e virtuais, sendo a chefe do Programa com Forças Policiais e Segurança do CICV, Virgínia Canedo, a palestrante da primeira aula, que ocorrerá de forma on-line. O conteúdo da capacitação será dividido em diferentes disciplinas, como gerenciamento de crises, atendimento pré-hospitalar em situações de emergência, atuação policial em desastres, gerenciamento de grandes eventos e situações de risco, Filosofia dos Direitos Humanos, preservação de direitos, entre outras.

 

Aperfeiçoamento contínuo

 

Com o investimento contínuo na qualificação dos guardas municipais, a SMSP segue os preceitos do respeito incondicional à normas internacionais de Direitos Humanos, estabelecidos pelo Executivo Municipal, como forma de garantir o bom atendimento à população. Em fevereiro deste ano, os agentes da Guarda Municipal participaram de cursos que visam garantir um atendimento humanizado a grupos vulneráveis e a vítimas de ocorrências de racismo e de importunação sexual.

 

Para o comandante da Guarda Municipal, Julio Cesar de Freitas, o treinamento e a constante revisão das práticas adotadas pelas corporações são essenciais para a evolução das forças de segurança no atendimento e no trabalho com o público. “No nosso caso, estamos levando os agentes para a sala de aula, qualificando o efetivo, de forma contínua, a preservar os direitos fundamentais de todos os cidadãos”, explica.