Pular para o conteúdo principal

 Guarda Municipal participa de atividades da Semana Nacional do Trânsito
Foto: Divulgação/PBH

Guarda Municipal participa de atividades da Semana Nacional do Trânsito

criado em - atualizado em

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte participará de uma série de ações voltadas para a Semana Nacional do Trânsito, que teve início no último dia 18 e se estenderá até o próximo sábado, dia 25, em todo o país. O período é estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a realização de ações educativas e preventivas voltadas para a segurança no trânsito, sendo todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito convocados a participar das iniciativas de mobilização da sociedade. 

 

No início da tarde desta segunda-feira, dia 20, agentes da Guarda Municipal repassaram dicas aos alunos da Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, localizada no bairro Tirol, na Região do Barreiro, sobre os riscos relacionados aos diferentes veículos de transporte, como ônibus, carro e moto, atendendo a uma solicitação da direção escolar.  Os guardas municipais alertaram as crianças sobre medidas de autoproteção que devem ser adotadas em cada um deles. 

 

“Falamos sobre a importância de utilizar a faixa de pedestres e de fazer o desembarque de forma segura, pelo lado direito do veículo e o mais próximo possível da calçada. E de observar também se não há boca-de-lobo aberta ou qualquer outro obstáculo que possa provocar acidentes”, relata a inspetora Abigail Alexandra Catarino, da Inspetoria de Ações Preventivas da Guarda Municipal. 

 

A importância do uso do cinto de segurança e das adequações necessárias para o transporte de crianças, como o bebê conforto, o uso da cadeirinha e do assento de elevação também foram lembrados, assim como a proibição de colocar a cabeça para fora do carro ou de arremessar lixo ou outros objetos pela janela. Com relação às motos, foram abordados a obrigatoriedade do uso de capacete, o respeito à idade mínima do passageiro da garupa e os riscos das manobras radicais. 

 

Amanhã, dia 21, a partir das 9h, na Praça da Estação, no Centro, os guardas municipais somarão esforços com representantes da Transfácil, de autoescolas, de lojas de revenda de motos e do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), para dar demonstrações aos motociclistas que passarem pelo local, sobre os pontos cegos dos veículos de grande porte. O objetivo é alertá-los sobre a área onde a moto não é visualizada pelo condutor que está na cabine do veículo.  

 

A necessidade de instalar antenas que protejam o condutor da moto do risco de ser atingido por linhas cortantes também será lembrado. A previsão é que as abordagens se encerrem às 11h. Uma ação semelhante à da Praça da Estação acontecerá na sexta-feira, dia 24, também das 9h às 11h, na Praça Geralda Damata Pimentel, na Pampulha. E no sábado, dia 25, no mesmo local, a partir das 9h, a ação educativa terá como foco a segurança dos ciclistas.