2 June 2026 -
A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte vai reforçar as ações de monitoramento e orientação do trânsito durante o feriado prolongado de Corpus Christi, a partir desta quarta-feira (3) até a próxima segunda-feira (8). Equipes irão atuar especialmente no entorno do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip) e nos principais corredores de acesso à região central da capital. A operação especial vai contar com viaturas e agentes posicionados em pontos estratégicos.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para a fluidez viária, a segurança no trânsito e a organização da circulação de veículos e pedestres nas regiões de maior movimentação da capital.
A Guarda vai trabalhar de forma integrada na Unidade Integrada de Trânsito (UIT), em conjunto com a BHTrans e a Polícia Militar de Minas Gerais. A presença estratégica dos agentes garante fiscalização efetiva, organização do fluxo e pronta resposta às demandas viárias nas áreas de maior movimentação.
A atuação articulada entre os órgãos amplia a capacidade de intervenção e reforça o controle do trânsito em Belo Horizonte. As ações contam ainda com o suporte do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), responsável pelo monitoramento em tempo real no entorno do terminal rodoviário.
Será fiscalizado o cumprimento das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especialmente no que se refere ao estacionamento irregular, paradas em locais proibidos e à circulação de veículos. A ação busca reduzir retenções, organizar os pontos de embarque e desembarque na Rodoviária e ampliar a segurança viária.
Rodoviária
Na Rodoviária, a operação da Guarda Municipal terá reforço na fiscalização nesta quarta-feira (2), a partir das 14h, com foco nas vias do entorno do terminal. As ações continuam na manhã de quinta-feira (3) e serão retomadas na tarde do próximo domingo (7).
A expectativa é de intensa movimentação durante o feriado, com cerca de 140 mil passageiros circulando no entorno no terminal rodoviário. Estão previstas 3.116 partidas e 3.056 chegadas de ônibus no período. Desse total, aproximadamente 72.200 pessoas devem embarcar no terminal, enquanto os desembarques podem chegar a cerca de 68 mil usuários.
“O objetivo da Guarda Civil Municipal é garantir a fluidez e a segurança do trânsito, com atuação preventiva para evitar congestionamentos, reduzir situações de risco e assegurar tranquilidade a quem vai viajar ou retornar à capital. A integração entre os órgãos de trânsito fortalece as ações e é fundamental para garantir mobilidade e segurança à população”, ressalta o inspetor José Roberto Meira, chefe do Departamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.
De acordo com a diretora-executiva da Terminais BH, Vanessa Costa "em períodos de grande movimentação, a atuação coordenada entre os diferentes órgãos envolvidos na mobilidade urbana é essencial. A operação especial contribui para garantir a segurança dos passageiros, dos motoristas e das equipes que atuam no terminal, além de favorecer a fluidez do trânsito nas vias de acesso à Rodoviária de Belo Horizonte",
