23 Abril 2025 -
As condições de segurança para quem circula pelo hipercentro de Belo Horizonte melhoraram com a Operação Hipercentro Seguro, coordenada pela Guarda Civil Municipal. A instalação da Inspetoria do Hipercentro da Guarda, na Rua da Bahia, 1.201, em janeiro deste ano, trouxe mais agilidade e integração às operações na região, reforçando a atuação com foco na polícia comunitária e na presença qualificada da corporação.
Os agentes atuam em patrulhamento a pé, de bicicleta, em viaturas e motocicletas, além da presença constante em bases fixas posicionadas estrategicamente em locais de grande fluxo e durante eventos.
Aumento de mais de 130% nos atendimentos
Um dos principais resultados dessa atuação de polícia comunitária pode ser observado no crescimento expressivo dos atendimentos ao cidadão. No primeiro trimestre deste ano, foram 4.953 informações e orientações prestadas, contra 2.098 no mesmo período de 2024 – um aumento de 136%. Esse atendimento de escuta ativa dos moradores ocorre nas bases fixas, nos pontos de ônibus, nas imediações de pontos turísticos e em locais de grande circulação.
Outros dados relevantes do trimestre incluem 1.530 visitas ao comércio local, englobando tanto o atendimento a demandas relacionadas a furtos, roubos, ambulantes irregulares e perturbação da ordem, quanto ações preventivas com foco na orientação e na construção de laços com comerciantes. Foram feitas 1.151 orientações de autoproteção, com destaque para dicas sobre guarda de pertences, identificação de comportamentos suspeitos e como acionar apoio da Guarda, além de 482 abordagens a pessoas, que resultaram em prisões e apreensões de materiais ilícitos, principalmente entorpecentes.
Ações estratégicas
Entre as ações mais estratégicas da Operação Hipercentro Seguro está o “Embarque Seguro”, focado em pontos de ônibus com grande concentração de usuários do transporte coletivo, especialmente em horários de pico, buscando inibir furtos e assaltos. A relevância dessa ação é reforçada pelo grande número de circulação de usuários de linhas do sistema do MOVE, da rede metropolitana e do metrô.
Além disso, a Guarda realiza ações preventivas em outros locais de alta movimentação que naturalmente atraem criminosos, como o Mercado Central, a Feira Hippie, o Cine Teatro Brasil Vallourec, o Palácio das Artes, shoppings, bancos, templos religiosos e áreas de convivência urbana.
“Com foco na proteção, na proximidade com a população e na presença preventiva, a Operação Hipercentro Seguro segue como uma estratégia sólida de segurança urbana, alinhada aos princípios da polícia comunitária e da valorização da vida cotidiana no coração da capital mineira”, ressalta o subinspetor Hismar Davi de Souza, coordenador da Inspetoria do Hipercentro.
O suporte tecnológico garantido por câmeras visualizadas a partir do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) permite monitorar as principais vias do Centro da capital, permitindo, por exemplo, flagrar delitos e planejar as ações preventivas de forma estratégica.